IPCA com 90% de estudantes colocados na 1ª fase do CNA

O IPCA preencheu cerca de 90 por cento das vagas disponíveis para os cursos de licenciatura na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior.

Da análise dos resultados, realce, também, para o facto de ter sido preenchida a totalidade das vagas disponíveis em 15 dos 22 cursos de licenciatura do IPCA e para o 3º lugar nacional entre as instituições politécnicas, logo atrás de Lisboa e do Porto.

Para o ano letivo 2021/22, o IPCA abriu um total de 709 vagas, tendo sido colocados 631 candidatos. Na totalidade das candidaturas do CNA, foram 617 estudantes que escolheram o IPCA como primeira opção, o que comprova a preferência dos candidatos e a notoriedade e excelência da instituição.

A propósito destes resultados, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca que estes resultados são “fruto do crescimento sustentado do IPCA e são um fator adicional de motivação para continuarmos a trabalhar no sentido da permanente melhoria das condições e da qualidade do ensino oferecido aos estudantes, pois são eles, no fundo, os nossos grandes embaixadores”.

Com os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso e das colocações dos concursos especiais o IPCA receberá mais de 2.500 novos estudantes para os cursos de licenciatura, de técnico superior profissional e de mestrado.

Verificou-se um significativo aumento das notas dos estudantes colocados, tendo o curso de licenciatura em Design Gráfico registado a nota mais alto do último colocado (160,7), seguindo-se os cursos de Gestão de Empresas (157,5) e de Solicitadoria (155,8).

Para a 2ª fase do CNA, serão disponibilizadas 83 vagas. Podem concorrer à 2ª fase do CNA os candidatos à 1.ª fase não colocados, os que foram colocados, mas pretendam concorrer de novo (sendo anulada a respetiva matrícula e inscrição da 1ª fase), os que foram colocados e não procederam à matrícula e inscrição e todos os que não concorreram à 1ª fase e reúnam as condições necessárias de candidatura.

A nível geral, foram colocados na 1.ª fase do CNA em Portugal 49 452 novos estudantes que ingressam no ensino superior público no ano letivo de 2021/22.

Matrículas realizam-se exclusivamente online

As matrículas dos novos estudantes do IPCA, voltam este ano, a realizar-se exclusivamente online, de 27 de setembro a 1 de outubro.

Os novos estudantes colocados no concurso nacional de acesso para frequência dos cursos de licenciatura no IPCA para o ano letivo 2021/22 têm um tutorial detalhado na página da divisão académica do IPCA onde lhes é explicado o processo de matrícula passo a passo. Existe também uma linha de atendimento telefónica de apoio às matrículas a funcionar das 9h30 às 17h30 (253 802 198) e um contacto de e-mail: matriculas2021@ipca.pt.

Os colocados, têm ainda ao seu dispor uma equipa de apoio composta por estudantes do 2º e 3º ano para os receber, apoiar e esclarecer dúvidas no processo de integração e adaptação ao Ensino Superior. O programa de Mentoria integra os estudantes a nível académico, pessoal e social.

Aulas começam a 6 de outubro com programa de integração aos novos estudantes

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro os novos estudantes vão ser recebidos com um programa de integração na instituição e na região – Welcome IPCA.

O dia 6 fica marcado pelas apresentações de acolhimento institucionais, presidida pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pelo presidente da AAIPCA, João Pereira, pela diretora dos Serviços de Ação Social, Sofia Coelho e pela Provedora do Estudantes, Irene Portela.

Já o dia 7 é dedicado à mostra de cursos do IPCA, onde os novos estudantes podem ter contacto com estudantes dos 15 cursos de licenciatura do IPCA, e ficar a conhecer alguns dos projetos que o IPCA tem ao dispor da comunidade académica. Da parte da tarde, os colocados têm a possibilidade de fazer um peddy-papper pela cidade de Barcelos. No final do dia, tempo ainda para um Arraial onde o convívio e a partilha são as palavras de ordem.

O programa de acolhimento 2021/22, organizado pelo IPCA e pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), termina no dia 8 de outubro com um Talk Show onde serão abordados temas necessários para o início de uma nova caminhada dos novos estudantes.

Todas as atividades são realizadas de acordo com as indicações da Direção Geral de Saúde no combate à mitigação da COVID-19.