26 anos em prol do Ensino Superior Público de excelência

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra no dia 19 de dezembro o seu 26º aniversário. As celebrações decorrem de 15 a 19 de dezembro com várias atividades presenciais e online.

As atividades têm início no dia 15 dezembro com a sessão “À conversa com Fernanda Rollo: abandono no ensino superior e estratégias para o combater”.  Fernanda Rollo é professora universitária e membro do Conselho Geral do IPCA. Enquanto secretária de estado do Ensino Superior de 2015 a 2018, Fernanda Rollo debateu-se sempre por uma política de igualdade de acesso ao ensino superior e de combate ao abandono escolar. Nesta conversa a oradora partilhará com toda a comunidade académica e científica a sua visão sobre o problema e as estratégias para o combater. À margem da sessão será ainda apresentado o projeto OPAS – Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar, um projeto financiado pelo COMPETE no âmbito Aviso Nº 01/SAMA2020/2019. A sessão terá lugar no Auditório Eng. António Tavares e será transmitida no canal Youtube do IPCA.  

No dia 16 de dezembro procede-se à abertura da exposição “50×70 História Gráfica”, uma mostra de trabalhos realizados pelos estudantes do 2º ano do curso de licenciatura em Design Gráfico.  Ainda neste dia segue-se a atividade “InIPCA” – programa de mentoria do IPCA que visa contribuir para uma integração plena, saudável, proactiva e para o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes que ingressam no IPCA. Este será um momento de partilha na voz dos mentores e mentorandos que participam no projeto. 

dia 17 de dezembro será marcado pelas atividades a realizar no âmbito do projeto UBike. Pelas 10h00 será inaugurada a BiciBox e da parte da tarde está prevista a atividade “BikIPCA: vem pedalar para um futuro sustentável” onde a comunidade académica é convidada a participar nas atividades.

O livro ‘O Turismo em Barcelos’ será apresentado no dia 18 de dezembro. Esta é uma obra coordenada pelos Barcelenses Carlos Costa (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro), Francisco Gonçalves (Professor do IPCA), Mário Costa (Professor de História da Universidade de Aveiro), Vítor Pinho (Bibliotecário e Investigador da História Barcelense), e João Sousa (fotógrafo amador). O trabalho envolve 31 capítulos de cerca de 41 autores, num total de 596 páginas. A apresentação do livro terá lugar no Auditório Eng. António Tavares.

No dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, as celebrações têm início com a inauguração do Bar do Campus pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira. Segue-se a Sessão Solene do Dia do IPCA, no Auditório Eng.º António Tavares, com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga; do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira; do Presidente da AAIPCA, João Pereira e da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes. Seguem-se ainda as habituais entregas de prémios de mérito e distinções. Os parabéns ao IPCA serão cantados ao som das Tunas do IPCA.

Sendo este um ano atípico por força da pandemia da COVID-19, e tendo em conta a limitação de ocupação do auditório e todas as regras de segurança em vigor, as celebrações do Dia do IPCA serão transmitidas online, através do canal Youtube do IPCA: https://www.youtube.com/channel/UCFbcUEN9As7gJZVoeXgZouQ?view_as=subscriber

PROGRAMA