2Ai – IPCA participou na Feira MEDICA com solução inovadora para apoio à realização de biópsias

O projeto patenteado OncoNavigator, desenvolvido no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2AI) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), foi apresentado de 14 a 17 de novembro na maior feira na área médica do mundo, a MEDICA em Dusseldorf, Alemanha.

Este projeto pretende estudar e desenvolver uma nova solução tecnológica de navegação, que combina em tempo real as imagens da ecografia mamária, com inteligência artificial e robótica médica para melhorar a precisão das atuais intervenções do cancro da mama.

Além da apresentação do protótipo, com esta participação, os investigadores puderam divulgar os resultados de outras tecnologias em desenvolvimento no 2Ai, bem como identificar parceiros para a validação e desenvolvimento do produto.

A MEDICA contou com mais de 3500 expositores, de 150 países e mais de 150 mil visitantes. O IPCA integrou o stand Health Portugal, liderado pelo Health Cluster Portugal (Hall 15- C32).

Este projeto é suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) do Portugal2020.

Mais Informação: www.2Ai.ipca.pt/onconavigator