Android Training Program da Google no IPCA

A Escola Superior de Tecnologia (EST), recebeu o projeto Android Training Program da Google, no dia 30 de outubro.

Este programa, pioneiro na Europa, pretende formar 3000 portugueses em programação Android até ao final do ano. O IPCA é uma das cinco instituições a nível nacional, e um dos três politécnicos, a receber a formação da Google.

O Android Training Program dividiu-se em dois momentos, uma palestra e os codelas:

• Palestra sobre ecossistemas abertos e a nova abordagem para aprender de maneira eficaz e eficiente no desenvolvimento de software. Integração no Jam básico de estudos do Android;
  • Codelabs:

– Criar uma aplicação Android em Java;

– Criar uma aplicação no Kotlin;

– Criar uma aplicação com os componentes de arquitetura

(Cada sessão foi conduzida por um orientador).

Após os codelabs, os participantes podem frequentar qualquer um dos três cursos de Android gratuitos disponíveis. Nestes incluem-se o Android Basics (nível básico – 60 horas), Developing Android Apps (nível intermédio – 60 horas) e o Build Native Mobile Apps with Flutter (nível intermédio – 60 horas).

Já é a segunda edição do Android Training Program da Google a decorrer no IPCA. Face ao sucesso da edição anterior, Vítor Carvalho, diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, adiantou que esta formação “permitiu fomentar o uso da tecnologia para suportes móveis numa das plataformas com maior potencial de desenvolvimento e implantação junto do mercado. Esta é apenas uma das iniciativas que a parceria que a Escola Superior de Tecnologia tem prevista com a Google, uma vez que no futuro irão ser consideradas colaborações no âmbito da investigação e desenvolvimento, nomeadamente na área da Inteligência Artificial”.

Em Portugal, a Google foi responsável, indiretamente, pelo emprego de cerca de 10.000 programadores portugueses, que estão sobretudo ligados à criação de apps para Android.

O programa decorreu no dia 30 de outubro, entre as 15h e as 19h.