Comunicado: Situação de Calamidade

Comunicado da Presidente do IPCA à Comunidade Académica no âmbito da situação de calamidade em Portugal.

Cara comunidade académica,

Temos assistido ao agravamento progressivo e consistente da pandemia de Covid-19 desde meados de agosto,  no nosso país e na nossa região.  A mitigação e controlo da evolução da pandemia exige comportamentos e responsabilidades individuais na contenção da pandemia, tendo levado à aprovação de novas medidas pelo Conselho de Ministro, a 14 de outubro de 2020, nomeadamente a alteração do estado de contingência para a situação de calamidade.

Perante este contexto, e as novas medidas aprovadas pelo governo Português,  já em vigor, e tendo, ainda, em  consideração que o ano letivo está já a funcionar em pleno, o IPCA reconhece a necessidade de adicionar algumas medidas de combate à pandemia, por proposta da Comissão de Acompanhamento  COVID-19 IPCA, que serão vertidas e atualizadas no seu Plano de Contingência Interno, sendo de destacar as seguintes:

1.       Obrigatoriedade do uso de máscara nas instalações e em todos os espaços ao ar livre do Campus e Polos do IPCA, só podendo ser retirada para os momentos de alimentação;

2.       Proibição de não concentração de mais de 5 pessoas nos espaços ao ar livre do Campus e Polos do IPCA e a manutenção de distância mínima de segurança;

3.       Proibição de quaisquer festas académicas e outras atividades de carácter não letivo ou científico, como cerimónias de receção de caloiros, que impliquem ajuntamentos;

4.       Recomendação aos membros da comunidade académica do IPCA para que usem a aplicação Stayaway Covid e comuniquem, através dela, qualquer teste positivo.

A Comissão de Acompanhamento COVID-19 IPCA, tem a competência para coordenar e gerir, de forma centralizada e em permanente articulação com as autoridades de saúde locais, todas as situações reportadas de sintomas compatíveis com COVID-19 ou casos positivos, de forma a garantir uma maior eficácia em todo o processo. Assim, pedimos que todo e qualquer contato sobre esta matéria, seja o reporte de sintomas compatíveis com a COVID-19 ou de casos positivos, seja efetuado para esta Comissão que fará o devido acompanhamento de acordo com as regras aprovadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pelo IPCA. A Comissão gere a linha COVID19 24 horas por dia, devendo a contato ser efetuado através do telefone 253 802 199 ou do e-mail COVID19@IPCA.PT.

De forma a promover a transparência e melhorar a comunicação com a comunidade, a Comissão de Acompanhamento COVID-19 IPCA procederá à emissão de comunicados internos sempre que a situação o justifique.

Até ao momento, o IPCA tem alguns casos positivos, que estão perfeitamente controlados, sendo que alguns deles correspondem a estudantes que nunca vieram às aulas.

Os estudantes que testaram positivo para a COVID-19 encontram-se em isolamento, conforme as regras da DGS. Os casos dos estudantes que foram considerados de alto risco pelas autoridades de saúde estão em confinamento até que seja determinada a possibilidade de voltarem às aulas em segurança.

Todas as regras e trâmites do processo estão a ser acompanhados em articulação direta com as autoridades de saúde, pelo que se apela a toda a comunidade serenidade e tranquilidade no seu dia-a-dia, não esquecendo nunca o comportamento responsável e cívico de cada um.

Muito agradeço a colaboração de todos num desafio que é conjunto!

Maria José Fernandes