Drontek v1.0 – 1º Evento Nacional Apdrone

19 e 20 de outubro

Nos passados dias 19 e 20 de Outubro, o IPCA e a Escola de Tecnologia participaram no DroneTek v1.0 em associação com a APDRONE – Associação de Pilotos e Operadores de Veículos não Tripulados, que contou com centenas de participantes, desde escolas, empresas, pilotos profissionais e amadores.

Este evento contou também com participação de diversas autoridades como AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que são responsáveis pela definição das regras para os voos com este tipo de aeronaves não tripuladas, vulgarmente também denominados por Drones.

A Escola de Tecnologia realizou um workshop e demonstrou diferentes tecnologias relacionadas com as aeronaves não tripuladas, desde o controlo de voo autónomo através da identificação e localização de objetos, interactividade em ambientes de realidade virtual, simuladores de voo FPV para treino de precisão e outros sistemas de apoio, como as tarefas de inspeção através da análise de imagem térmica.

Ainda durante o evento foi também possível participar em várias tertúlias desde a Segurança, Proteção, Reguladoras, Política e Agroflorestal, demonstrando o potencial de crescimento dos Drones nestas áreas.