Escola de Inverno em Inteligência Artificial para Jogos

A Escola Superior de Tecnologia, organizou a 3ª edição da Escola de Inverno em Inteligência Artificial para Jogos, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

O evento pretendeu formar os participantes na área da inteligência artificial, com um foco específico na área do desenvolvimento de jogos, organizado por uma escola que é pioneira na criação do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, e mestrado na mesma área.

Durante os dois dias, através de várias sessões, os diferentes oradores realizaram sessões expositivas e de discussão sobre algoritmos, abordagens e resultados obtidos no uso de Inteligência Artificial em Jogos.

A 1ª edição da escola decorreu em 2016, numa organização conjunta com a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), sendo que o sucesso desta edição levou a EST a organizar este evento anualmente.

Éric Jacopin foi um dos oradores mais aguardados, docente de uma academia militar francesa, tem trabalhado com várias empresas de desenvolvimento de jogos com títulos bem conhecidos, como F.E.A.R. (considerado o jogo com melhor inteligência artificial), Killzone 3, Transformers 3: Fall of Cybertron, Shadow of Mordor e Rise of the Tomb Raider. Tem trabalhado numa área pouco divulgada, denominada de Planning Analytics, usada para análise de tática e planeamento.

Marco Scirea, falou sobre a geração procedimental de som e música, um assunto totalmente novo na escola. Por sua vez, Rui Prada e Samuel Mascarenhas apresentaram a framework para a criação de personagens – FAtiMA Toolkit, a ser alvo de uso pelos participantes da escola.

Gustavo Reis, especialista em Programação Avançada e Inteligência Artificial e Luís Teófilo, especialista na Teoria dos Jogos juntaram-se aos restantes oradores nestes dois dias.

O evento decorreu no Auditória Eng.º António Tavares e contou com a presença de alunos, docentes e profissionais da área.