Escola de Tecnologia do IPCA acolheu evento internacional na área dos videojogos

A EST/IPCA associou-se à GameJam+, um campeonato internacional de desenvolvimento de videojogos que pretende ajudar a fomentar a indústria dos videojogos em todo o mundo.

GameJam+ é uma maratona de desenvolvimento de videojogos, sem fins lucrativos e competitiva, que tem como principal objetivo fomentar a indústria da economia criativa com novos jogos e empresas, unindo a força e os interesses de diferentes promotores em todo o mundo, de modo a mostrar ao público a existência e o potencial dos jogos independentes.

Este evento distingue-se de outras iniciativas do género por orientar e apoiar os desenvolvedores no sentido de transformar os videojogos em negócio. Para além da fase inicial, onde, em 48 horas equipas de desenvolvedores criam a primeira versão do seu videojogo, às equipas vencedoras é dada a oportunidade de, numa segunda fase, melhorarem o seu videojogo com a ajuda e mentoria de especialistas. Na terceira fase, que terá lugar em Lisboa, em fevereiro de 2022, as equipas finalistas de cada cidade vão participar numa competição europeia. A final mundial está agendada para maio de 2022.

Na edição de 2020 contou com 1100 participantes em mais de 60 cidades em quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Este ano, na primeira fase da GameJam+ participaram mais de 100 cidades. Barcelos foi uma das cidades envolvidas, tendo a EST, com o apoio de estudantes da licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, acolhido o evento que decorreu em outubro.