Das comemorações do Dia da EST fizeram parte a segunda edição do Symposium of Applied Research, o Sunset Alumni, o primeiro “mecIPCA”, e mais uma edição do EST Open TeSP.
Na Sessão do Dia da EST estiveram presentes o Presidente do IPCA, Agostinho Silva, que enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Escola, e o Diretor da EST, Nuno Rodrigues, que, em jeito de balanço, falou da evolução que a Escola tem tido nos últimos anos.
Partindo do mote “Passado, Presente e Futuro”, o Diretor da EST sublinhou que tem vindo a ser adotada uma estratégia de adequação dos cursos que permite aos estudantes prosseguirem os seus estudos dentro da Escola, havendo uma efetiva especialização das áreas de ensino, investigação e transferência de conhecimento. Ficou ainda visível a evolução positiva em termos de nº de estudantes, comparativamente aos anos letivos passados, demonstrando que esta é uma Escola que está em fase de crescimento.
Para o futuro, Nuno Rodrigues referiu que as instituições de ensino superior têm forçosamente de se adaptar às exigências da sociedade, pois o sistema de ensino tende a estar organizado em silos de áreas “científicas”, quando na realidade os problemas de hoje são multidisciplinares. Defende, por isso, que o modelo de ensino expositivo e uniformizado está ultrapassado e deverá dar origem a um modelo orientado à resolução de problemas, e à promoção da colaboração e apresentação de resultados.
Projeto New Level
Às intervenções oficiais seguiu-se a apresentação do Projeto “New Level – Potenciando um ecossistema favorável ao crescimento da indústria de desenvolvimento de jogos, aplicações digitais e interativas”. O projeto, recentemente aprovado pela CCDR-N, programa Norte 2020, com a duração de 2 anos, pretende:
- Promover o crescimento da cadeia de valor e indústria de entretenimento digital;
- Alavancar as PMEs e fileira de desenvolvimento de jogos, aplicações digitais e interativas;
- A criação de iniciativas de agregação e capacitação do setor;
- Reforçar as áreas da criatividade, inovação, adoção de tecnologias e boas práticas internacionais, marketing e distribuição.
Debate: “A importância da tecnologia para o futuro do mercado de trabalho”
Durante a Sessão do Dia da EST houve também um momento de discussão sobre a importância da tecnologia para o futuro do mercado de trabalho, tendo como ponto de partida a apresentação do Projeto “New Level”. O debate, moderado por Mariana Carvalho, docente da EST, contou com as intervenções da Vice-Presidente da CCDR-N, Ester Gomes da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, João Monteiro, e o diretor da EST, Nuno Rodrigues.
Deste momento de discussão algumas reflexões foram unanimemente aceites, nomeadamente, a de que as instituições de ensino superior, municípios, tecido empresarial e outras entidades, têm de cooperar entre si, de forma a criar estratégias para potenciar a empregabilidade. Ficou também patente que a tecnologia se está a assumir cada vez mais como a área dominante no mercado de trabalho, e que embora não se possa fazer “futurologia”, tudo indica que nessa área não haverá problemas na empregabilidade a médio prazo
O programa que assinala os 13 anos de atividade da EST termina com o iCode, evento que decorrerá entre as 17h do dia 2 de junho e as 17h do dia 4 de junho. Consiste num concurso dedicado à programação de sistemas informáticos, e aberto a todos os alunos universitários. Durante 48 horas as equipas participantes terão de desenvolver uma solução informática criativa e inovadora numa área surpresa, culminando numa apresentação em que a equipa terá de apresentar o seu projeto, convencendo o júri da sua utilidade.