EST e FERA celebram protocolo para Investigação Aplicada

Foi assinado um Protocolo entre a EST e a Federação Nacional das Associações  de Raças Autóctones.

Este protocolo tem como finalidade o desenvolvimento de sinergias entre as duas instituições, alinhadas com projetos de investigação aplicada.

A FERA, cuja atividade também assenta na coordenação de acções nos domínios técnico e científico de interesse no óptica da preservação, promoção e melhoramento das raças autóctones, foca-se no desenvolvimento de mecanismos que auxiliem a gestão e controlo de animais em espaço aberto, dando a possibilidade de expor problemas reais para que a investigação aplicada consiga explorar e resolver.

A EST, o Applied Artificial Intelligence Laboratory (2Ai), o Mestrado em Engenharia Informática e Mestrado Engenharia Eletrónica e de Computadores, veem neste protocolo a possibilidade de desenvolver em parceria, projetos de investigação aplicados no âmbito do Ambiente e Segurança.

No seguimento deste protocolo, especifica-se um Sistema de Monitorização de Animais em Espaços Naturais, que deverá incluir sistemas de apoio a decisão, controlo e atuação assentes em mecanismos de Inteligência Artificial aplicada.

Assinaram este protocolo o Diretor da EST, Professor Vítor Carvalho e pela FERA, o Presidente, Eng. Rui Dantas.