EST participa nas 8ª Jornadas de Mecânica

No passado dia 28 de março, a EST do IPCA juntou-se às 8ª Jornadas de Mecânica da Escola Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim.

Estas jornadas visam essencialmente estabelecer um debate público acerca do trabalho e da missão que as escolas têm no desenvolvimento dos cursos técnicos de mecânica, o seu fundamental papel na preparação dos profissionais desta área de conhecimento e a visão particular das empresas nos profissionais de mecânica.

Este ano as jornadas forcaram-se, também, na ponte entre o ensino secundário profissional e o ensino superior estando ainda presentes diversas empresas do setor da região.

Durante as Jornadas foram atribuídos os prémios de melhor aluno(a) e de mérito aos alunos do curso técnico de produção metalomecânica do ano letivo de 2017/2018, sendo que dos 6 prémios atribuídos 4 foram para alunos que agora estudam no IPCA.

Nos premiados, encontra-se Ana Rita, a frequentar o 1º Ano do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) de Desenho Técnico e Maquinação do IPCA, que venceu o prémio de Melhor Aluna. “É um curso de qualidade, senti isso particularmente quando fui para o ensino superior porque notei que já tinha muitas bases”, reagiu Ana Rita. “E a empregabilidade nesta área é altíssima, eu cheguei a receber oferta de trabalho mas recusei para continuar os estudos. Mas os meus colegas estão todos a trabalhar”.

Este é um reconhecimento da excelência dos cursos administrados pelo IPCA nesta área por alunos com uma boa preparação premiada pelas suas entidades de ensino secundário.

Foi também apresentado um seminário técnico intitulado “As novas tecnologias de produção em metalomecânica” da responsabilidade do IPCA, onde além da apresentação técnica foi possível apresentar os cursos disponibilizados pelo IPCA na área de mecânica e gestão industrial, e o M-Factory Lab como laboratório de referência na região no contexto de Fábrica do Futuro.