A EST preenche 100% das vagas na 1ª fase do CNA

A EST está de parabéns! Pela primeira vez, após 13 anos de existência, a EST atingiu a marca de 100% de colocações na 1ª fase do CNA

Todos os cursos de licenciatura da EST tiveram um número de candidatos superior ao número de vagas disponíveis, tendo todas as vagas sido ocupadas.

No presente ano letivo, concorreram à Escola Superior de Tecnologia do IPCA (EST), 514 candidatos para 115 vagas. Comparativamente ao ano letivo anterior, para exatamente o mesmo número de vagas nos 5 cursos de licenciatura oferecidos, concorreram mais 196 candidatos. O aumento na procura foi de 61.6%, o que revela que houve um aumento significativo de estudantes com interesse em estudar na EST.

Relativamente ao número de estudantes que concorreram colocando um dos cursos de licenciatura da EST como primeira opção, verificou-se um aumento de 47.2% relativamente ao ano letivo anterior. O incremento foi de 53 estudantes no ano letivo transato (para 115 vagas) para 78 estudantes no presente ano letivo (para o mesmo número de vagas), o que mostra que não só há um maior número de estudantes que colocam a hipótese de vir estudar para a EST, mas também que esse interesse é real, visto o aumento de candidatos ser acompanhado por um aumento de estudantes que colocam um dos cursos da EST como primeira opção.

Dois dos cinco cursos oferecidos pela EST revelaram índices de satisfação iguais ou superior a um, o que revela que o número de alunos que concorreu a esses cursos como primeira opção, igualou ou excedeu o número de vagas oferecidas, o que por si só garante a ocupação de todas as vagas e revela um grande interesse nas licenciaturas oferecidas. Esses dois cursos foram os de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia de Sistemas Informáticos. No ano transato um índice de satisfação equivalente só foi obtido para o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Os índices de satisfação subiram este ano letivo para todos os outros cursos. Globalmente, o índice de satisfação na EST aumentou 0.22 pontos. O curso de Engenharia de Sistemas Informáticos foi o que registrou o maior aumento no índice de satisfação, tendo-se observado um incremento de 10 para 27 estudantes que colocaram o curso em primeira opção, a que correspondeu um aumento de 0.68 no índice de satisfação.

As notas dos últimos candidatos colocados este ano letivo também subiram para todas as licenciaturas da EST, exceto para o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, cuja nota manteve-se praticamente inalterada. No entanto a nota mais alta dos colocados neste curso foi de 171.5 com uma média entre todos os colocados de 141.7 valores, valores estes bastante elevados.

As notas mais altas dos estudantes que manifestaram interesse em estudar na EST, as notas mais altas dos estudantes que colocaram os cursos da EST como primeira opção (estas notas igualaram as notas mais altas dos estudantes colocados), as notas médias dos estudantes colocados e as notas dos últimos candidatos colocados em cada curso, revelaram-se bastante boas. Todos estes dados reforçam a qualidade dos alunos que vêm este ano estudar para a EST e estão evidentes no gráfico supra apresentado.