A EST/IPCA vai participar no evento ‘Open Lab’, no âmbito da feira NORMÉDICA AJUTEC 2017 – Fórum e Exposição das Ciências Médicas e da Saúde, Gestão Hospitalar, Ajudas Técnicas, Mobilidade e Inclusão, que se realiza no Porto, entre os dias 2 e 4 de novembro de 2017 (quinta-feira a sábado), na EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos).
Pretende-se que o ‘Open Lab’ seja um espaço de “Open Innovation”, um espaço dinâmico de partilha de inovação, de conhecimento e do que de mais recente e de melhor se faz nesta área. Pretende-se que seja não só uma montra para as instituições, empresas e start-ups envolvidas, mas também um espaço de networking e de criação de sinergias.
Neste contexto a EST / IPCA vai estar presente com o nosso Stand IPCA Medical Technologies. Neste pretendemos ter um conjunto de experiencias e projetos que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos na área médica, da cirurgia robótica à realidade virtual e aumentada.
Descrevemos cada uma das seguintes atividades:
– Augmented Reality Experience
Nesta experiência de realidade aumentada o utilizador poderá misturar o mundo físico com o mundo virtual através da utilização da tecnologia dos hologramas.
– Virtual Reality Experience
Nesta experiência de realidade virtual o utilizador poderá navegar virtualmente e em 3D pelos diferentes sistemas do corpo Humano.
– Robotic Surgery Experience
Demonstração de um sistema robótico colaborativo desenvolvido para apoio à cirurgia.
– Medieval Physioland
O que se pretende divulgar na Normédica é um jogo chamado “Medieval Physioland”. Este jogo sério foi desenvolvido para complementar a fisioterapia tradicional de pacientes com doenças neurológicas. Através de técnicas de processamento de imagem e inteligência artificial consegue monitorizar os movimentos fisioterapêuticos dos pacientes e oferecer-lhe situações de jogo eletrónico de forma a motivá-los para a prática da fisioterapia. Além de oferecer situações lúdicas para os pacientes, também devolve, para os profissionais, os resultados das performances daqueles.
– Monitorização
Vamos ter duas pulseiras biométricas e dois telemóveis com uma aplicação que vai ler e mostrar em tempo real os dados biométricos recolhidos na pulseira. Teremos também um projetor é um computador para mostrar a mesma coisa num ecrã.
– Detetor de mentiras
Desafio (jogo) para pelo menos 2 jogadores em que um deles se submete a uma pergunta de controlo (p. Ex. Nome, Idade) e duas perguntas feitas pelo outro jogador. A deteção de mentiras é baseada na resposta electrodermica. O jogador que responder de forma verdadeira às 2 perguntas recebe um certificado de honestidade.
– Interface-cérebro máquina:
Neste desafio, os jogadores vão controlar alguns vídeo jogos com recurso à sua atividade cerebral. Os jogadores vão utilizar um capacete capaz de ler sinais de electroencefalografia e utilizá-los como um periférico de computador alternativo aos tradicionais teclados e rato.