Exposição Digital Games @ IPCA no GNRation

Sábado 25 de novembro, 2017. 17:00 - 23:00h gnration, Braga

No próximo Sábado dia 25 de novembro estarão em exposição no edifício gnration, em Braga, entre as 17h e as 23h, 5 projetos de Alunos de Mestrado e Licenciatura, na área do desenvolvimento de Videojogos, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (EST/IPCA).

A exposição está integrada no evento OCUPA#2, dedicado à divulgação artística, no âmbito das Media Arts, desenvolvido por criadores da região de Braga. Os jogos digitais são um elemento relevante no campo das Media Arts, pois integram criatividade, arte, narrativa, som e tecnologias avançadas de interação e computação. A exposição integra trabalho corresponde a projetos de licenciatura e mestrado, na área de investigação e desenvolvimento em jogos digitais, e apresenta um conjunto de 5 projetos que recorrem a diferentes tecnologias de interface. A entrada na exposição é gratuita.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é uma instituição de ensino superior pública onde, desde 2009, o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos. Em março de 2014, o Campus do IPCA, em Barcelos, viu nascer o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais e, em 2016, arrancou também o Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD), sendo estes os únicos cursos de engenharia de jogos digitais em Portugal.

O IPCA pertenceu ao Conselho Consultivo da candidatura da cidade de Braga a Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, contribuindo com as suas atividades e projetos nas áreas do ensino, investigação e desenvolvimento nos Jogos Digitais, Media Arts, Ilustração e Animação.

Projetos em exibição

Shortcut

Autor: Manuel Costa

Jogo quebra-cabeças inspirado por desenhos de M.C. Escher e ilusões de ótica que tira partido da perspectiva como forma de manipular e configurar espaços. Estes são constituídos por um conjunto de blocos e uma porta, que apesar de estarem inseridos em ambientes 3D obedecem às leis bidimensionais, modificando-se na forma e características consoante o ponto de vista. O jogador deve tirar partido das dimensões para navegar os espaços e alcançar a porta para o próximo desafio.

VRMECH
Autores: Paulo Nunes, Victor Marçal, Pedro Marques

Desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto Aplicado I do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, VRMech é uma experiência de realidade virtual que permite ao utilizador sentir-se aos controlos de um Mech Warrior com cerca de 5 metros de altura.

Sólidos Platónicos

Autores: Barbara Cleto, José Cerqueira

O projeto consiste numa pequena app que corre em plataformas windows e android e serve para manipular e explorar os cinco sólidos platónicos (o cubo, o tetraedro o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro) usando para o efeito marcadores (desenhos 2D com as próprias planificações dos sólidos) de realidade aumentada (RA).

O utilizador interage com a app ao aproximar a câmara dos marcadores de RA.

O utilizador deve começar por usar o marcador referente ao sólido e apontar a câmara do telemóvel ou do computador de modo a visualizar a projeção da imagem tridimensional. Pode ativar determinados botões para visualizar certos elementos dos sólidos (como por exemplo, os vértices, …).

A intencionalidade principal desta combinação, do real mais o digital, é a didática, pois pretende-se facilitar e estimular a aprendizagem, através deste tipo de interação. Cada sólido, é visualizado no espaço 3D enriquecido pela sua construção e por outros elementos informativos.

The Dungeon: Monster Escape VR
Autores: João Ferreira, João Delgado

The Dungeon: Monster Escape VR é um jogo do estilo Tower Defense onde o objectivo é impedir que os monstros fujam da Dungeon para o mundo exterior. O jogador terá de usar 3 tipos de armadilhas gerindo muito bem todos os teus recursos para permitir que os Zombies, Ghosts e os Slimes escapem. Vive toda a imersão da realidade virtual enquanto constróis a melhor defesa.

Crown Rivals
Autores: Paulo Amaral, André Cardeira

Desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado do curso de Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, Crown Rivals é um jogo de estratégia no qual o jogador terá a missão de comandar vários guerreiros contra bases de inimigos, que são compostas por torres estrategicamente colocadas de modo a dificultar a tarefa aos seus opositores.