Fundação José Neves com bolsas para o IPCA

O IPCA tem 110 vagas disponíveis para bolsas reembolsáveis da Fundação José Neves (FJN) em cursos de mestrado, pós-graduações e cursos técnicos superiores profissionais.

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro através deste link: https://isa.joseneves.org/ISA_Portal/Entry

A FJN tem disponíveis cerca de 1.3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até ao final do ano. O programa ISA FJN garante o pagamento integral da propina e esse investimento só é reembolsado se e quando o estudante atingir as condições para o fazer de forma sustentada.

Carlos Oliveira, presidente do Executivo da Fundação José Neves explica que «o ISA FJN é um programa de apoio para todos os portugueses que pretendam investir na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira. Pretendemos democratizar o acesso à educação. Desde setembro de 2020, a FJN já contribuiu para mudar a vida de muitos portugueses, através da atribuição de 178 bolsas, resultado de um investimento superior a 1,2 milhões de euros no pagamento de propinas. A formação e a aprendizagem ao longo da vida é crucial para responder aos desafios do futuro que requerem novas e diversificadas competências».

Foi neste âmbito de Cristiana, estudante do IPCA resolveu continuar os seus estudos e inscrever-se num curso de mestrado a contar com a bolsa FJN. “Tive conhecimento desta bolsa através do site do IPCA. Decidi inscrever-me pois as despesas que um mestrado acarreta são elevadas e neste momento investir na formação é uma prioridade”, acrescenta a estudante.

A estudante acrescentou ainda a importância de as “instituições académicas estarem associadas a este tipo de parcerias, pois são uma grande ajuda e motivação para os estudantes”.

Cursos abrangidos pelo ‘ISA FJN’ no IPCA

A lista de cursos abrangidos pela`ISA FJN` pode ser consultada no site do IPCA: https://sas.ipca.pt/bolsas-de-estudo-outras-instituicoes/bolsa-de-estudo-fundacao-jose-neves/

O que é o ‘ISA FJN’

Programa de apoio para todos os portugueses que pretendam investir na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira. Desde setembro de 2020, a FJN já contribuiu fez a atribuição de 178 bolsas, resultado de um investimento superior a 1,2 milhões de euros no pagamento de propinas. Através do sistema de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement), tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina. No total, entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, são já 252 os cursos elegíveis e 36 as instituições parceiras do ‘ISA FJN’.