iDrone Experience regressa com várias novidades e previsão de 10 mil visitantes

A iDrone Experience, maior evento de drones em Portugal e que tem o IPCA entre as entidades organizadoras, vai regressar de 21 a 23 de abril com várias novidades. A edição deste ano volta a realizar-se no Parque de Exposições de Braga e deverá receber cerca de 10 mil visitantes, ocupando uma área de sete mil metros quadrados.

Esta 2ª edição da iDrone Experience deverá contar com a participação de uma centena de equipas, nove competições, 16 provas, dois concursos, 80 gamers e 40 pilotos profissionais que irão disputar as corridas de alta velocidade FPV (first person view).

Entre as principais novidades, destaque para a competição Smart Hovercraft, que envolverá a primeira corrida em Portugal de drones anfíbios autónomos, controlados por sensores óticos de distância ou através de um controlo remoto. Tal como as corridas Smart Drones e Smart Mini Drones, que se repetem este ano, esta prova terá uma liga júnior destinada a equipas do ensino básico, secundário e profissional, bem como equipas constituídas por pais, filhos e amigos.

Outra grande novidade será a eSports@Drone, uma competição de videojogos que será disputada na vertente Counter-Strike Global Offensive. A eSports deverá contar com 80 gamers, organizados em 16 equipas de cinco elementos, que se defrontarão ao vivo em aguerridos combates eletrónicos ao longo dos três dias do evento.

A animação do Parque de Exposições será garantida pela transmissão ao vivo em ecrã de grandes dimensões da eSports. A competição será, igualmente, transmitida em direto para todo o mundo via streaming, através da plataforma Twitch.

O evento reunirá mais uma vez empresas, profissionais do sector, escolas, startups, prestadores de serviços, imprensa especializada, pilotos, programadores e todos os aficionados por drones nas suas mais diversas e inovadoras utilizações.

Com uma dinâmica associada ao novo mundo dos drones e das novas tecnologias, a iDrone Experience contempla uma área exposicional onde estarão presentes empresas de produtos e serviços, empresas de venda de drones, software e novas tecnologias, que estará aberta ao público e onde serão apresentadas as mais recentes novidades e inovações sobre drones e suas aplicações.

Abrange ainda uma área específica para formação e programação de drones, onde ocorrerão demonstrações permanentes e competições entre as equipas inscritas nas várias competições, provenientes de todo o país, que irão decorrer em modo “non stop” ao longo das 72 horas do evento. O objetivo é criar um ambiente de envolvência de toda a comunidade, incentivando a educação e robótica.

A iDrone Experience é organizada pelo Município de Braga, Associação Industrial do Minho, Invest Braga e IPCA.

Mais informações disponíveis em www.idroneexperience.com.