II Encontro Internacional de Tecnologia de Realidade Aumentada na Educação

Projetos de Realidade Aumentada desenvolvidos no IPCA apresentados no encont[RA]r 2019

No passado dia 19 de janeiro na Escola Secundária Tomaz Pelayo, Santo Tirso, investigadores, professores e profissionais da educação e de formação, partilharam as suas experiências de aprendizagem com o recurso à utilização de tecnologia de Realidade Aumentada.

O encont[RA]r foi organizado pelo Laboratório de Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta, em conjunto com a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e o Centro de Formação Sebastião da Gama.

No evento dedicado exclusivamente à Realidade Aumentada foram disponibilizadas diversas ferramentas e estratégias através de um conjunto de WORKSHOPS organizados por áreas de ensino, onde os participantes tiveram a oportunidade de planear e desenvolver atividades com suporte a esta tecnologia.

A convite, José Manuel Cerqueira do Curso Mestrado de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, do IPCA, foi o dinamizador do WORKSHOP “Realidade Aumentada no ensino da Matemática” (formação acreditada para os docentes participantes). Esta ação de formação, contou também, com a dinamização de Barbara Gaspar Cleto, do mesmo curso.

No evento foram apresentados dois projetos de investigação conduzidos no IPCA sob orientação dos professores do IPCA, Cristina Sylla, João Martinho Moura e Luís Ferreira, relacionados com a tecnologia de Realidade Aumentada e o ensino da Matemática: “Sólidos Platónicos” (para visualização e exploração dos cinco poliedros regulares convexos) e “FootMath” (um jogo sério para aprendizagem de funções básicas de Matemática). De referir que os dinamizadores que representaram o IPCA no encont[RA]r 2019, são professores profissionalizados do 3º Ciclo e Secundário nas áreas da Informática e da Matemática.