InIPCA – Formação do Programa de Mentoria 2020/2021 arrancou esta segunda feira

Cerca de 70 estudantes do IPCA, que representam todas as Escolas – Gestão, Tecnologia, Design e Hotelaria e Turismo -, candidataram-se ao papel de Mentor no Programa InIPCA.

O programa de mentoria InIPCA, é um programa que visa contribuir para uma integração plena, saudável, proactiva através de desenvolvimento de competências transversais (competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal), associadas ao conceito de aluno do Ensino Superior. Ao desenvolver estas competências, o programa também contribui para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura do IPCA.

O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o mentor (estudante atual) faz um acompanhamento personalizado aos estudantes que frequentam o Instituto pela primeira vez e arrancou com a formação aos mentorandos esta segunda-feira. A formação decorreu presencialmente e através de sessão zoom.

Nádia Almeida, estudante da Escola Superior de Design, participou neste programa no ano passado e refere que serviu também para unir laços: “O projeto de mentoria do IPCA promoveu o contacto com os novos alunos no sentido do apoio académico, mas também, devido à proximidade de idades, na criação de laços com os mesmos. Ao longo do ano, houve uma aprendizagem de forma a perceber as necessidades dos mentorandos através de um acompanhamento regular. A predisposição e prontidão como mentora, foi essencial para que esse mesmo acompanhamento corresse da melhor forma e promovesse o sucesso académico dos mentorando” .

Também Beatriz, estudante da Escola Superior de Tecnologia, participou no InIPCA: “Reconheço a importância desta iniciativa para uma melhor integração dos alunos do primeiro ano na comunidade do IPCA, uma vez que estes novos estudantes terão acesso a uma rede de contactos entre alunos e professores, que lhes será bastante útil na resolução de qualquer tipo de problemas, académicos ou pessoais, inerentes às suas necessidades como alunos”.

O InIPCA é um projeto estruturante que marca sem dúvida quem nele participa!