Inovação, tecnologia e interação com a indústria: assim foram as comemorações dos 19 anos da EST

A Escola Superior de Tecnologia do IPCA, no âmbito do seu 19º aniversário, foi palco de dois eventos nos dias 25 e 26 de maio: o SAR 7 e o EST Summit.

Foram dois dias intensos que proporcionaram à comunidade da EST, em especial aos estudantes uma atmosfera enriquecedora e inspiradora de inovação, tecnologia e interação com a indústria.

No dia 25 de maio, teve lugar a 7ª edição do Simpósio de Investigação Aplicada (SAR), um evento que foi dedicado à investigação e projetos aplicados desenvolvidos pelos estudantes de mestrado da EST | IPCA. O simpósio contou com diversas atividades, incluindo apresentações dos estudantes no âmbito das melhores dissertações de mestrado concluídas no ano de 2022, e dos melhores pósteres e resumos, bem como uma exposição de pósteres. Uma das atrações do evento foi o seminário intitulado “Como Fazer uma Dissertação de Mestrado com uma Auxílio Correto de IA Generativa e ChatGPT “, ministrado por Luís Paulo Reis, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este evento contou com o apoio das empresas Continental, Redcatpig, Checkmarx e SGS.

O EST Summit decorreu no dia 26 de maio, sendo uma iniciativa coorganizada pelo Núcleo de Engenharia da Associação Académica do IPCA (NEAAIPCA). Foi uma jornada repleta de atividades que proporcionaram aos estudantes uma visão transversal tanto da vida empresarial como da investigação desenvolvida no 2Ai – Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da EST.

O EST Summit contou com uma série de palestras inspiradoras sob o tema “Competências necessárias para os futuros profissionais de engenharia”, promovidas pelas empresas Checkmarkx, F3M, Continental, Issuu, Neadvance e Byon Solutions. Além disso, foram apresentados projetos de investigação em curso no Laboratório 2Ai, com a intervenção do investigador do IPCA Pedro Morais.

A ocasião também incluiu uma apresentação da Ordem de Engenheiros, conduzida por Alexandra Feliz, bem como uma mesa-redonda sobre o mote “Inserção profissional e qualificação de profissionais em engenharia”, que reuniu gestores académicos, ordens profissionais e estudantes, sendo moderada pelo Diretor da EST, Vítor Carvalho.

No EST Summit foi também realizada a entrega dos prémios para as melhores dissertações de mestrado concluídas em 2022, prémios concedidos pelas empresas Continental, Redcatpig, Checkmarx e SGS. Foi um momento de reconhecimento e celebração dos excelentes trabalhos realizados pelos estudantes.

A EST proporcionou, assim, uma mostra de conhecimento e reconhecimento, destacando o talento e a dedicação dos estudantes da EST, bem como proporcionando aos participantes uma visão abrangente do mundo profissional e das oportunidades na área de engenharia.