Investigação IPCA: FCT aprova projetos de investigação

Os centros de investigação do IPCA viram aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) projetos exploratórios de investigação.

“Design and embodiment of wearable prostheses”, projeto do ID+ – Instituto de investigação em Design, Arte, Media e Cultura (unidade de investigação em consórcio com a UA e a UP) e liderado pelo investigador Demétrio Matos, com o contributos dos investigadores Daniel Miranda e Vitor Carvalho, membros do 2Ai. O projeto insere-se na área científica de Design e foca-se no design e desenvolvimento de dispositivos médicos, mais precisamente de próteses mioelétricas, vestíveis, para membros superiores. A metodologia adotada passa por estudos com vista a propor uma nova abordagem para o uso de próteses, que poderão passar a ser vestidas.

Além deste, foram também aprovados outros projetos de investigação que contam com a colaboração de investigadores integrados nos centros de investigação do IPCA, nomeadamente:

“Three dimensional (3D) printed BATteries for ADvanced ELectronics applications”, projeto em que participa o investigador Daniel Miranda, com contributos do investigador João Vilaça, ambos membros do 2AI – Laboratório em Inteligência Artificial Aplicada, cujo objetivo da investigação reside na produção de novas micro-baterias de iões de lítio 3D impressas para aplicações de eletrónica avançada. Este é um projeto liderado pela Universidade do Minho, que conta com o IPCA e a Universidade Nova de Lisboa como parceiros.

“An Infodemic of Disorientation: communication design as mediator between scientific knowledge and cognitive bias. The case study of Portugal before, during, and after the pandemic”, que visa a comunicação de conhecimento científico em contextos online. Este projeto é liderado pelo ID+, Polo da Universidade do Porto, com contributo dos investigadores do IPCA Jorge Pereira e Nuno Martins (ID+ Polo do IPCA). O investigador Nuno Martins colabora ainda como Co-IR no projeto exploratório Health Risk Communication: Design and digital communication of official public health sources to guide citizens in pandemic situations liderado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Na área do turismo, a investigadora Vânia Costa lidera o projeto TalentTour, cujo objetivo de estudo é a gestão e retenção de talentos do setor da hotelaria e turismo. O projeto foi aprovado no âmbito de uma candidatura do centro de investigação CiTUR, e tem como parceiros o IPVC, IPP e IPC e entidades como Turismo do Porto e Norte, Turismo do Centro, AHRESP, Confederação de Turismo de Portugal e empresas como Biosphere e Grupo Pestana.

A investigação é um dos eixos estratégicos do IPCA e o crescente número de projetos com diferentes financiamentos é demonstrativo desta priorização. Recorde-se que o IPCA tem 3 unidades de I&D classificadas com “Muito Bom” pela FCT: o 2Ai, o ID+ e o CICF – Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade.