IPCA atribui Bolsas de Incentivo para estudantes

A partir do próximo ano letivo, os estudantes inscritos em cursos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderão usufruir de bolsas de incentivo destinadas a atrair mais estudantes (jovens e adultos) através de apoio financeiro.

Estas bolsas de incentivo enquadram-se no âmbito do programa SKILLS BOOST 2025@IPCA, inserido nos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos do PRR e destinam-se a estudantes inscritos no IPCA. Da lista de cursos abrangidos fazem parte as novas licenciaturas do IPCA, Gestão Hoteleira e Design Audiovisual, todos os cursos de mestrado profissional (novo ciclo de estudos do IPCA), e vários cursos TeSP, de mestrado e de pós-graduação, sobretudo na área da tecnologia.

Assim, há dois programas de bolsas, cada uma com tipologias e âmbitos diferentes:

Bolsas Impulso Jovens STEAM:

Bolsas Mérito +

Bolsas Mulheres +

Bolsas Impulso Adultos:

Bolsas Mérito +

Bolsas Mulheres +

Bolsas Emprego +

Cada tipologia tem disponível 2 bolsas de incentivo, o que significa que cada curso Impulso Jovens STEAM pode atribuir 4 bolsas e cada curso Impulso Adultos 6 bolsas.

A Bolsa Mérito + destina-se aos estudantes com média mais alta de entrada nos cursos elegíveis. Já a Bolsa Mulheres + pretende mitigar as desigualdades em termos de género nos ciclos de estudos das áreas STEAM, procurando incentivar o ingresso de estudantes do sexo feminino nessas áreas. Por fim, a Bolsa Emprego + é destinada a fomentar a empregabilidade, através da formação ao longo da vida e do incentivo ao prosseguimento de estudos de ativos desempregados.

As bolsas são atribuídas após seriação dos candidatos aos cursos, aos estudantes com as melhores médias de entrada, não carecendo de uma candidatura própria. Os estudantes ao se candidatarem aos cursos estão automaticamente a candidatar-se às bolsas de incentivo. As bolsas não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.

O valor das bolsas de incentivo pode ir até ao pagamento da totalidade da propina, dependendo do programa em que o curso se insere, Impulso Jovens STEAM ou Impulso Adultos.

Para mais informações, aceder ao link bolsas de incentivo.