Da análise dos resultados, realce, também, para o facto de ter sido preenchida a totalidade das vagas disponíveis em 15 dos 22 cursos de licenciatura do IPCA e para o 3º lugar nacional entre as instituições politécnicas, logo atrás de Lisboa e do Porto.
Para o ano letivo 2021/22, o IPCA abriu um total de 709 vagas, tendo sido colocados 631 candidatos. Na totalidade das candidaturas do CNA, foram 617 estudantes que escolheram o IPCA como primeira opção, o que comprova a preferência dos candidatos e a notoriedade e excelência da instituição.
A propósito destes resultados, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca que estes resultados são “fruto do crescimento sustentado do IPCA e são um fator adicional de motivação para continuarmos a trabalhar no sentido da permanente melhoria das condições e da qualidade do ensino oferecido aos estudantes, pois são eles, no fundo, os nossos grandes embaixadores”.
Com os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso e das colocações dos concursos especiais o IPCA receberá mais de 2.500 novos estudantes para os cursos de licenciatura, de técnico superior profissional e de mestrado.
Verificou-se um significativo aumento das notas dos estudantes colocados, tendo o curso de licenciatura em Design Gráfico registado a nota mais alto do último colocado (160,7), seguindo-se os cursos de Gestão de Empresas (157,5) e de Solicitadoria (155,8).
Para a 2ª fase do CNA, serão disponibilizadas 83 vagas. Podem concorrer à 2ª fase do CNA os candidatos à 1.ª fase não colocados, os que foram colocados, mas pretendam concorrer de novo (sendo anulada a respetiva matrícula e inscrição da 1ª fase), os que foram colocados e não procederam à matrícula e inscrição e todos os que não concorreram à 1ª fase e reúnam as condições necessárias de candidatura.
A nível geral, foram colocados na 1.ª fase do CNA em Portugal 49 452 novos estudantes que ingressam no ensino superior público no ano letivo de 2021/22.
Matrículas realizam-se exclusivamente online
As matrículas dos novos estudantes do IPCA, voltam este ano, a realizar-se exclusivamente online, de 27 de setembro a 1 de outubro.
Os novos estudantes colocados no concurso nacional de acesso para frequência dos cursos de licenciatura no IPCA para o ano letivo 2021/22 têm um tutorial detalhado na página da divisão académica do IPCA onde lhes é explicado o processo de matrícula passo a passo. Existe também uma linha de atendimento telefónica de apoio às matrículas a funcionar das 9h30 às 17h30 (253 802 198) e um contacto de e-mail: matriculas2021@ipca.pt.
Os colocados, têm ainda ao seu dispor uma equipa de apoio composta por estudantes do 2º e 3º ano para os receber, apoiar e esclarecer dúvidas no processo de integração e adaptação ao Ensino Superior. O programa de Mentoria integra os estudantes a nível académico, pessoal e social.
Aulas começam a 6 de outubro com programa de integração aos novos estudantes
Nos dias 6, 7 e 8 de outubro os novos estudantes vão ser recebidos com um programa de integração na instituição e na região – Welcome IPCA.
O dia 6 fica marcado pelas apresentações de acolhimento institucionais, presidida pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pelo presidente da AAIPCA, João Pereira, pela diretora dos Serviços de Ação Social, Sofia Coelho e pela Provedora do Estudantes, Irene Portela.
Já o dia 7 é dedicado à mostra de cursos do IPCA, onde os novos estudantes podem ter contacto com estudantes dos 15 cursos de licenciatura do IPCA, e ficar a conhecer alguns dos projetos que o IPCA tem ao dispor da comunidade académica. Da parte da tarde, os colocados têm a possibilidade de fazer um peddy-papper pela cidade de Barcelos. No final do dia, tempo ainda para um Arraial onde o convívio e a partilha são as palavras de ordem.
O programa de acolhimento 2021/22, organizado pelo IPCA e pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), termina no dia 8 de outubro com um Talk Show onde serão abordados temas necessários para o início de uma nova caminhada dos novos estudantes.
Todas as atividades são realizadas de acordo com as indicações da Direção Geral de Saúde no combate à mitigação da COVID-19.