IPCA distinguido com medalha municipal de Grau Ouro

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai ser distinguido pela Câmara de Braga com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.

Embora o Dia da Cidade do Município de Braga se assinale a 5 de dezembro, no dia de S. Geraldo (padroeiro da cidade), este ano por força da pandemia e das restrições de circulação a cerimónia vai decorrer no dia 9 de dezembro, pelas 18h00, no Altice Forum Braga.

Vão ser entregues 58 medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, assume a honra que é receber esta medalha “a dias do IPCA assinalar o seu 26º aniversário. É, sem dúvida, o reflexo do bom trabalho que o IPCA está a desenvolver em prol da região e do ensino superior”.

A presidente lembra ainda que foi em “2014 que o IPCA fortaleceu a ligação com o município com a sua presença física em Braga onde está agora situada a sede da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, sendo este um passo no sentido de responder às necessidades do tecido empresarial da região ao nível da oferta educativa qualificada”.  

Em 2016, a Medalha de Mérito Municipal na área da Educação foi entregue ao Professor João Carvalho pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. 

Da lista das personalidades e entidades que vão ser agraciadas este ano pelo Município constam o Hospital de Braga a quem vai ser atribuída a medalha municipal máxima de Grau Honra. 

 

Lista de agraciados 

Personalidades agraciadas com a medalha de Grau Ouro são: Domingos Macedo Barbosa, Fernando Monteiro (póstumo), Francisco de Carvalho Guerra, Jaime Lemos (a título póstumo), João Aguiar Campos, João Duque, José da Cruz Vilaça, José Teixeira, Lars Montelius, Nuno Sousa, Pedro Rodrigues (a título póstumo), Rui L. Reis e Rui Vieira de Castro. 

Instituições distinguidas com medalha de Grau Ouro, além do IPCA: Associação de Futebol de Braga, Cachapuz, Chapelaria Machado, Confraria do Bom Jesus do Monte, Frigideiras do Cantinho, Correio do Minho, Grupo Casais, Instituto Monsenhor Airosa, IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Irmandade de Santa Cruz, Mercado São João e Museu dos Biscainhos. 

Personalidade agraciadas com medalha de Grau Prata: Adriano Cerqueira (a título póstumo), Altino do Tojal (a título póstumo), António Araújo, Eduardo José Gomes Camaselle Mendez ‘Dito’ (a título póstumo), Eduardo Pires de Oliveira, Elisa Lessa, Elisabete Matos, Elísio Araújo, Fernando Jorge (a título póstumo), Helena Pina Vaz, Hugo Delgado, Jerónimo Fernandes (a título póstumo), Joana Azevedo, Jorge Amado, Jorge Cruz, José Delgado (a título póstumo), José Miguel Braga, Luís Macedo, Maria Torcato Batista, Mariana Machado, Mário Silva e Pedro Morgado. 

Instituições agraciadas com medalha de Grau Prata: Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação de Braga, Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, CAB – Centro Académico de Braga, Centésima Página, FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, Grupo Folclórico S. João Batista de Nogueira, Labina – Fundição Injetada,Lda, Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, RUM – Rádio Universitária do Minho e o Tin.Bra.