IPCA integra rede mundial de talentos na área da criação de jogos digitais

Graças ao curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, o IPCA é uma das 26 instituições de ensino superior de todo o mundo, e a única portuguesa, a figurar na restrita lista de escolas associadas à Unity Connect, uma rede profissional e mercado de talentos na área do entretenimento digital.

A plataforma Unity Connect foi criada pela Unity Technologies, empresa responsável por um dos mais populares motores de jogo e líder mundial de soluções para a criação de videojogos, contribuindo para estabelecer a ligação entre a indústria, os profissionais e as instituições de ensino superior.

Das instituições referenciadas na plataforma figuram várias das mais prestigiadas universidades com formação na área do desenvolvimento de jogos e do entretenimento digital, designadamente dos Estados Unidos, Canadá, China, Reino Unido, Espanha e Coreia do Sul.

A plataforma Unity Connect tem como objetivo dar visibilidade a novos talentos em áreas como a programação e o design de jogos digitais. Ali eles podem disponibilizar o seu portfolio e, dessa forma, ganhar notoriedade junto da indústria, aumentando a probabilidade de virem a integrar as principais empresas mundiais do setor.

Para o diretor do curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia, Duarte Duque, “a integração do IPCA nesta comunidade significa um importante reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal na área dos videojogos e uma excelente oportunidade para os recém-licenciados”.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição de ensino superior pública onde, desde 2009, o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos. Em março de 2014, o Campus do IPCA, em Barcelos, viu nascer o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais e, em 2016, arrancou também o Mestrado na mesma área, sendo estes os únicos cursos de engenharia de jogos digitais em Portugal.