Master class IA como ferramenta para Game Design

10 de Dezembro às 21h30

Os jogos tem historicamente um relacionamento muito forte com o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Quando consideramos a interseção de IA e Jogos é comum pensar na criação de NPCs (Non playable characters) para jogos ou em algoritmos capazes de jogar de forma “ótima”. Essa relação vai muito além disso, pois a IA tem sido usada para múltiplas finalidades em jogos, como geração de conteúdo, aperfeiçoamento do processo de animação e a análise de bugs. Nesta master class, vou discutir projetos que desenvolvi no tópico de IA para auxiliar game designers. Esses projetos incluem agentes para auxiliar play testing e game balance, geração de mapas, criação de heurísticas voltadas a jogadores novatos e deteção de cheaters. Os projetos apresentados foram desenvolvidos durante meu PhD no NYU Game Innovation Lab e durante meu trabalho na Electronic Arts.

AI as a tool for Game Design

Games have a strong relationship with the evolution of Artificial Intelligence. The intersection of AI and Games is often thought as either creating agents to represent NPC (Non playable characters) in games, or designing algorithms that can play games “optimally”. Their relationship goes far beyond such, as AI is being used for a multitude of applications in games, such as content generation, improving animation workflows and diagnosing bugs. In this presentation, I’ll be talking about work that I have done on using AI to assist game designers. These works include using agents to assist with play testing and game balancing, map generation, new player game playing heuristics and cheater detection. The works presented were performed during my PhD at the NYU Game Innovation Lab and my time at Electronic Arts.

Orador

Fernando de Mesentier Silva é nativo do Brasil, com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD pela New York University. Atualmente trabalha na Electronic Arts (EA) como Cientista de IA. O foco do seu doutoramento no Game Innovation Lab foi estudar como a IA pode ser utilizada para auxiliar o processo de game design, tema que está diretamente ligado ao trabalho que faz na EA. Um avido estudante de game design, Fernando também é co-fundador do Asterism Game Studio, estúdio que foi criado para lançar o jogo Awkward Date.