Mensagem da Presidente do IPCA à Comunidade Académica

Em altura em que o País está em Estado de Emergência, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deixou uma mensagem a toda a Comunidade Académica, no âmbito da continuidade dos serviços em teletrabalho e da atividade letiva com ensino a distância.

No e-mail enviado pela Presidente do IPCA, pode-se ler:

Cara Comunidade Académica do IPCA,

O mundo vive atualmente um momento excepcional que exige de todos nós o máximo de responsabilidade, seja coletiva ou individual, e de acatamento de todas as decisões e ordens que visam, em primeiro lugar, a salvaguarda da vida de todos nós.

Em 10 de março, através do Despacho PR nº 28/2020, o IPCA suspendeu todas as atividades letivas presenciais, tendo adotado o regime de ensino a distância para colmatar essa suspensão, modelo atualmente a ser utilizado a nível nacional por todas as instituições de ensino. Na maioria dos casos, e dentro das limitações que algumas unidades curriculares laboratoriais e oficinas oferecem, o modelo tem sido um sucesso com elevada aceitação entre os estudantes e os docentes do IPCA.

Em paralelo com esta medida, que teve um impacto significativo na probabilidade de transmissão do Covid-19 dentro da comunidade académica, optou-se por privilegiar o regime de teletrabalho para garantir o normal funcionamento dos serviços do IPCA, salvaguardando e protegendo as pessoas que neles trabalham diariamente.

Hoje, na sequência das medidas decretadas pelo governo e na sequência da declaração de estado de emergência, o IPCA encerrou todas as suas instalações, quer no campus, quer nos polos, assegurando o funcionamento de todos os seus serviços, nomeadamente o atendimento on-line e telefónico nos horários e através dos meios de comunicação divulgados na página do IPCA.

Com as medidas adoptadas privilegiamos a proteção das pessoas desta comunidade académica, garantindo a continuidade da sua atividade e da prossecução da sua missão. Esta continuidade só tem sido possível graças à colaboração, dedicação, profissionalismo e rigor das pessoas que aqui trabalham, sejam os professores, os estudantes ou os colaboradores. Agradeço a todos, sem exceção, a atitude positiva, proativa e diferenciadora neste momento tão difícil. Desta forma, TODOS fazem parte da solução para rapidamente se ultrapassarem as dificuldades.

Mas queremos acompanhar e monitorizar, diariamente, a operacionalização do modelo de trabalho baseado no ensino à distância e no teletrabalho pelo que pedimos a Vossa colaboração na comunicação de eventuais dificuldades, problemas ou quaisquer outras situações, com vista à sua melhoria. Peço, assim, que contactem as Direções das Escolas e demais unidades reportando o que está menos bem e apresentem também sugestões de melhoria.

A união de toda a comunidade académica IPCA será um fator distintivo e facilitador neste período difícil e conturbado da nossa sociedade. Assim, é fundamental que se continue a privilegiar a proximidade entre os estudantes, professores e colaboradores que tão bom resultado tem dado ao longo da existência do IPCA.

Termino esta mensagem com um agradecimento a toda a comunidade académica IPCA e com umas palavras de apreço e gratidão para com as Vossas famílias que integram também esta comunidade!  Neste momento, também eles fazem um esforço acrescido e contribuem para manter o IPCA em funcionamento na medida em que as atividades letivas e o normal funcionamento dos serviços passa a ser assegurado através do ambiente familiar. Pedimos resiliência e alguma paciência aos vossos familiares que, juntamente com todos vós, estão a passar um momento difícil.

Remeto em anexo o Despacho PR (31/2020) com as medidas adotadas pelo IPCA na sequência das medidas decretadas pelo Governo após a declaração de estado de emergência em todo o território nacional.

Com os votos que rapidamente ultrapassemos este momento negativo, despeço-me com um forte abraço.

Maria José Fernandes

Presidente do IPCA