Ministra do Ensino Superior abre ano letivo do IPCA

Mais de mil estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foram recebidos esta segunda-feira pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A Ministra fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, para abrir o ano letivo 2022-2023 a nível nacional.

“Estou no IPCA pela primeira vez e estou extremamente agradada. É um Campus lindíssimo com excelentes condições. E isso coloca-vos um problema porque com estas condições vocês têm que ser os melhores porque o IPCA dá-vos tudo para poderem estudar e concluir os vossos estudos da melhor forma possível! É um Campus com vida.”, declarou a Ministra aos novos estudantes do IPCA.  A Ministra aproveitou para parabenizar todos os estudantes do IPCA por “quererem saber mais, por se quererem qualificar e terem escolhido esta instituição” e lembrou que uma Instituição de Ensino Superior não vive sozinha ressalvando a importância da ligação entre as instituições de ensino, os estudantes e a forte ligação com a região e autarquias. 

Nesta nova etapa na vida dos novos estudantes, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, saudou todos os presentes alertando para o caminho que têm pela frente no Ensino Superior: “O futuro constrói-se com o trabalho que começa aqui, com muito envolvimento, muito espírito de sacrifício, muita dedicação”. A Presidente do IPCA desafiou ainda os novos estudantes a participarem ativamente em todas as oportunidades que lhes vão ser facultadas: “participem nos grupos académicos, façam parte da associação académica, procurem ter uma experiência internacional para conhecerem outro país, outra cultura, frequentem os cursos livres de línguas e de outras áreas transversais que serão oferecidos aqui no IPCA”. 

Relativamente ao “Campus verde, saudável e seguro”, Maria José Fernandes deu nota de que é um Campus em construção ao nível de infraestruturas para aumentar a qualidade do ensino e da investigação. “Estamos já a dar passos para a construção de uma residência e apetrechar o terreno com equipamentos desportivos que sirvam toda a comunidade acadêmica. Também, bem perto daqui, iremos adquirir um equipamento e adaptá-lo para em 2023 termos uma residência para estudantes” lembrou ainda a Presidente que esta residência se deve ao apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), criado pelo Governo.   

Mariana Lima, a Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), mostrou-se grata com a chegada dos novos estudantes: “Abracem as tradições, criem memórias. Desejo que estes sejam os melhores anos da vossa vida enriquecendo-vos a nível pessoal e profissional. Esperam-vos anos repletos de aprendizagem e crescimento”. A Presidente da AAIPCA lembrou ainda a preocupação que as Instituições de Ensino Superior estão a ter com as condições de alojamento sendo que em breve o “IPCA terá a sua residência académica e por isso tenho que ressalvar o compromisso e resiliência da Senhora Presidente na conquista da futura residência do IPCA”. 

Na hora de discursar, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, mostrou-se satisfeito pelos estudantes escolherem o seu Município para prosseguir os estudos: “Não poderiam escolher melhor sítio para estudar e continuar o percurso de vida e apetrecharem-se em termos de competências para enfrentar a vida ativa que vos espera”. O responsável pelo município barcelense afirmou ainda que o IPCA é uma “instituição de referência com reconhecimento nacional e internacional ao melhor nível do que podemos esperar da educação”. 

Após a receção institucional, a comitiva realizou ainda uma visita pelo Campus, laboratórios e Centros de Investigação do IPCA, sendo que a visita terminou na mostra de cursos, grupos académicos e projetos que esteve patente na tenda académica. 

A sessão institucional de boas-vindas decorreu ainda em regime pós-laboral com a presença da Provedora do Estudante do IPCA que se apresentou e mostrou a disponibilidade para trabalhar em prol da promoção e direitos dos estudantes do IPCA. “A minha função é receber-vos e ajudar-vos a conhecer esta instituição a nível académico, a nível de espaço e organização interna do IPCA”, referiu a Provedora Liliana Pereira. 

As atividades que decorreram durante a manhã repetiram-se para os estudantes do regime pós-laboral, como a atividade “Vamos descobrir o IPCA”, o acolhimento pelos diretores e o momento de convívio com o jantar. 

Na totalidade, o IPCA recebe este ano mais de 3000 estudantes que vão frequentar os vários níveis de ensino no Campus de Barcelos e nos Polos de Braga, Guimarães, Esposende, Guimarães, Famalicão e Vila Verde. 

No dia 3 de outubro o IPCA vai receber mais de 1200 novos estudantes que frequentarão os cursos técnicos superiores profissionais no Campus do IPCA e nos Polos e até fim de outubro, chegam mais de 700 estudantes que vão frequentar os Mestrados do IPCA, neste ano com uma nova tipologia: os mestrados profissionais com a duração de um ano.