Oficina do Brinquedo regressa ao IPCA

A Escola Superior de Tecnologia, a Associação Académica e o Núcleo de Engenharia da AAIPCA, juntaram-se para dinamizar uma nova edição da Oficina do Brinquedo, que vai decorrer no dia 16 de dezembro no IPCA.

A iniciativa, inserida nas comemorações do Dia do IPCA, consiste na recolha e adaptação de brinquedos para utilização por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva e na reparação de brinquedos antigos ou novos para doação.

Para tal, foi realizada uma recolha de brinquedos no Centro Escolar António Fogaça, que culminou com a ida dos estudantes do IPCA a essa escola. Lá, os embaixadores da Oficina do Brinquedo puderam dar a conhecer às crianças do 3º e 4º ano da escola como é o processo de adaptação dos brinquedos para que possam ser utilizados por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva. No final, muitos desses meninos e meninas tinham já o sonho de virem a ser futuros/as engenheiros/as.

A edição deste ano da Oficina do Brinquedo decorre no corredor da EST, no dia 16 de dezembro, a partir das 14h, e volta a receber os estudantes da Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS), de Santo Tirso. O grupo de jovens da ASAS vai adquirir conhecimentos básicos das componentes técnicas da eletrónica, adquirindo competências que lhes permitirão fazer a manutenção e o conserto de brinquedos dos colegas mais novos, bem como despertar o gosto pela área da engenharia eletrónica.

No final, os brinquedos adaptados serão entregues à APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e à ASAS. Os restantes brinquedos que estiverem em bom estado serão oferecidos a crianças institucionalizadas.

Toda a comunidade académica poderá juntar-se a esta causa deixando brinquedos novos ou usados nos pontos de recolha da campanha que está a decorrer no Campus e nos Polos do IPCA.