Portal do IPCA simplifica acesso aos serviços da instituição

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai implementar no dia 1 de junho um novo portal que simplifica a relação dos estudantes com a instituição, concentrando numa única plataforma os acessos aos vários serviços, que antes se encontravam dispersos.

No Portal IPCA, disponível através do link portal.ipca.pt, os estudantes passam a ter uma via única de acesso a domínios como o Moodle, webmail, SIGA, catálogo da biblioteca, bem como a todo um conjunto de serviços de apoio social, nomeadamente a aquisição de senhas de refeição nas cantinas, candidatura a bolsa de colaboradores, requisição de bicicletas e a consulta de oferta de alojamento privado, entre outros.

Segundo a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “este sistema de gestão digital baseado nas Tecnologias da Informação e Comunicação vem permitir, entre outras valências, melhorar as experiências do estudante no contacto com a instituição e aumentar a eficiência e eficácia do funcionamento dos serviços”.

“A criação do Portal IPCA enquadra-se numa estratégia alargada de desenvolvimento de um IPCA verde e digital, sendo que os serviços que agora são disponibilizados representam apenas uma pequena parte de um projeto mais ambicioso de digitalização, desmaterialização e reengenharia de processos”, explica Maria José Fernandes.

“No caso dos estudantes, eles podem agora realizar candidaturas e aceder a serviços como o Moodle e o SIGA através deste portal, deixando de necessitar de recorrer a diferentes plataformas para lá chegarem”, acrescenta.

Por seu turno, o administrador do IPCA, Diogo Moreira, realça que “no dia-a-dia da instituição, o mesmo sucede com os funcionários e docentes do IPCA, que passam a ter a vida facilitada ao poderem aceder a um conjunto de serviços que são disponibilizados em função do perfil que apresentam”.

“A criação de pontos únicos de contacto entre os clientes/cidadãos e os serviços do IPCA e órgãos de gestão é um ponto fundamental deste projeto, o qual é financiado pelo sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020)”, explica Diogo Moreira.

De forma direta, estima-se que cerca de nove mil pessoas sejam anualmente servidas por este portal, embora a abrangência do projeto se alargue, de forma indireta, a nível nacional e internacional devido à facilitação do acesso à população em geral da informação e dos serviços online.

O portal IPCA é um recurso em permanente atualização, estando já programada a introdução de novos serviços, assim como melhorias aos serviços atualmente existentes, tendo por base as necessidades identificadas e o feedback recebido dos estudantes, docentes, funcionários e entidades parceiras.