Projeto de Realidade Aumentada Alunos do IPCA na IDC

Projeto desenvolvido por Alunos de Mestrado.

A Conferência Internacional Interaction Design and Children (IDC) é a maior e mais prestigiada conferência internacional dedicada ao design, desenvolvimento e uso de tecnologias interativas para crianças e jovens.
Este ano a 17ª edição da conferência realizou-se em Trondheim, na Noruega, e reuniu investigadores, designers e educadores de todo o mundo.
Juntamente com trabalhos das mais prestigiadas Universidades do mundo, como Stanford e MIT – Massachusetts Institute of Technology, foi selecionado o trabalho ”Visualising Platonic Solids with Augmented Reality para integrar as “demos” do congresso IDC. Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave na unidade curricular de Realidade Virtual e Aumentada, lecionada no Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD) da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA, pelos alunos mestrandos José Cerqueira e Bárbara Cleto, sob a orientação do Professor João Martinho Moura e da Professora Cristina Sylla
O trabalho permite a visualização e manipulação em realidade aumentada de cinco sólidos designados sólidos platónicos. Através da ativação de botões virtuais a aplicação permite aos utilizadores visualizar vértices, faces assim como ativar a rotação de cada um dos sólidos.
O curso de Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos e conta com o apoio de uma das maiores Universidades ligadas ao Desenvolvimento de Jogos, a Full Sail University.