Ir para o conteúdo principal

Wokshop: “A Problemática da Cibersegurança num contexto de Inovação e Sustentabilidade”

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA promove, no próximo dia 13 de dezembro, pelas 10 horas, o workshop “A Problemática da Cibersegurança num contexto de Inovação e Sustentabilidade”.

Este Workshop, que será ministrado por Sandro Carvalho, docente da EST e investigador do 2Ai, pretende ser uma oportunidade para explorar as vantagens das soluções tecnológicas inovadoras com vista à sustentabilidade, com foco nos potenciais riscos envolvidos e em ações que estão a ser tomadas, legislação aplicável, e ainda a proposta de soluções inovadoras que visem a sustentabilidade do planeta.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm possibilitado uma panóplia de novas soluções que facilitam significativamente a vida de pessoas e empresas. O seu crescimento permitiu o aparecimento de soluções inovadoras ao nível das comunicações e acesso a informação, mas também a possibilidade de novas formas de negócio, como o comércio eletrónico, ou o trabalho à distância, conseguindo as empresas chegar a um lote muito mais alargado de potenciais clientes.

O uso das TIC pode também ajudar a solucionar uma problemática cada vez mais em voga na Sociedade atual, a criação de soluções Sustentáveis. De facto, vivemos num mundo de consumismo, em que quase tudo é descartável. Perante esta situação existe um aumento muito significativo da poluição provocada pelo Homem, desde o processo de fabrico de materiais até aos próprios detritos despojados para o ambiente. A criação de soluções inovadoras a este nível é igualmente fundamental, sendo a tecnologia um dos pilares fundamentais para a sua concretização, nas mais variadas áreas.

Apesar das vantagens referidas, o uso da tecnologia acarretou o aparecimento de um novo tipo de ameaças, as ciberameaças. Ao nível dos cidadãos, com o uso das redes sociais e de novas plataformas de comunicação, a informação divulgada aumentou de forma muito significativa, o que acarreta riscos de privacidade. Para as empresas, o trabalho à distância e a utilização de soluções tecnológicas para a gestão da sua informação, além do teletrabalho, acarretam um risco acrescido de ataque, nomeadamente de ransomware. Ao nível governamental, a grande maioria dos serviços prestados atualmente baseia-se na utilização de plataformas online, pelo que em caso de ataque todos os serviços prestados ficam afetados, podendo haver inclusive perda de informação confidencial dos contribuintes.

De facto, com a disseminação das TIC, a quantidade de informação que circula e é armazenada aumentou exponencialmente, o mesmo acontecendo com as transações bancárias, nomeadamente derivadas do comércio eletrónico. Os cibercriminosos têm aproveitado esta situação para conseguir obter informação e lucros monetários. Na verdade, com o aumento da utilização das TIC verificou-se igualmente um aumento significativo do número e tipo de ataques verificados, nas mais variadas áreas da sociedade e a uma escala global, pelo que a sociedade começa a preocupar-se cada vez mais com a temática da Cibersegurança.