EST comemorou os 13 anos de atividade com eventos para toda a Academia

A Escola Superior de Tecnologia comemorou no passado dia 29 de maio, 13 anos de atividade letiva. Veja aqui as fotos das comemorações do Dia da EST.

Das comemorações do Dia da EST fizeram parte a segunda edição do Symposium of Applied Research, o Sunset Alumni, o primeiro “mecIPCA”, e mais uma edição do EST Open TeSP.

Na Sessão do Dia da EST estiveram presentes o Presidente do IPCA, Agostinho Silva, que enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Escola, e o Diretor da EST, Nuno Rodrigues, que, em jeito de balanço, falou da evolução que a Escola tem tido nos últimos anos.

Partindo do mote “Passado, Presente e Futuro”, o Diretor da EST sublinhou que tem vindo a ser adotada uma estratégia de adequação dos cursos que permite aos estudantes prosseguirem os seus estudos dentro da Escola, havendo uma efetiva especialização das áreas de ensino, investigação e transferência de conhecimento. Ficou ainda visível a evolução positiva em termos de nº de estudantes, comparativamente aos anos letivos passados, demonstrando que esta é uma Escola que está em fase de crescimento.

Para o futuro, Nuno Rodrigues referiu que as instituições de ensino superior têm forçosamente de se adaptar às exigências da sociedade, pois o sistema de ensino tende a estar organizado em silos de áreas “científicas”, quando na realidade os problemas de hoje são multidisciplinares. Defende, por isso, que o modelo de ensino expositivo e uniformizado está ultrapassado e deverá dar origem a um modelo orientado à resolução de problemas, e à promoção da colaboração e apresentação de resultados.

Projeto New Level

Às intervenções oficiais seguiu-se a apresentação do Projeto “New Level – Potenciando um ecossistema favorável ao crescimento da indústria de desenvolvimento de jogos, aplicações digitais e interativas”. O projeto, recentemente aprovado pela CCDR-N, programa Norte 2020, com a duração de 2 anos, pretende:

• Promover o crescimento da cadeia de valor e indústria de entretenimento digital;
  • Alavancar as PMEs e fileira de desenvolvimento de jogos, aplicações digitais e interativas;
  • A criação de iniciativas de agregação e capacitação do setor;
  • Reforçar as áreas da criatividade, inovação, adoção de tecnologias e boas práticas internacionais, marketing e distribuição.

Debate: “A importância da tecnologia para o futuro do mercado de trabalho”

Durante a Sessão do Dia da EST houve também um momento de discussão sobre a importância da tecnologia para o futuro do mercado de trabalho, tendo como ponto de partida a apresentação do Projeto “New Level”. O debate, moderado por Mariana Carvalho, docente da EST, contou com as intervenções da Vice-Presidente da CCDR-N, Ester Gomes da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, João Monteiro, e o diretor da EST, Nuno Rodrigues.

Deste momento de discussão algumas reflexões foram unanimemente aceites, nomeadamente, a de que as instituições de ensino superior, municípios, tecido empresarial e outras entidades, têm de cooperar entre si, de forma a criar estratégias para potenciar a empregabilidade. Ficou também patente que a tecnologia se está a assumir cada vez mais como a área dominante no mercado de trabalho, e que embora não se possa fazer “futurologia”, tudo indica que nessa área não haverá problemas na empregabilidade a médio prazo

O programa que assinala os 13 anos de atividade da EST termina com o iCode, evento que decorrerá entre as 17h do dia 2 de junho e as 17h do dia 4 de junho. Consiste num concurso dedicado à programação de sistemas informáticos, e aberto a todos os alunos universitários. Durante 48 horas as equipas participantes terão de desenvolver uma solução informática criativa e inovadora numa área surpresa, culminando numa apresentação em que a equipa terá de apresentar o seu projeto, convencendo o júri da sua utilidade.

Veja aqui as fotos das comemorações do Dia da EST