A Escola

 

 

A Escola Superior de Tecnologia (EST) iniciou a sua atividade em outubro de 2004 e conta, atualmente, com uma oferta educativa focada na Engenharia, oferecendo cursos de Licenciatura, Mestrado e Técnicos Superiores Profissionais, nas áreas da informática, jogos digitais, computação gráfica, eletrónica, automação, robótica, redes, maquinação e mecânica automóvel.

Nos últimos anos, a EST tem vindo a apostar na área do entretenimento digital como uma das principais oportunidades de potencial económico e académico, tanto na Europa como no mundo. Como resultado desta aposta foi criado, em 2010, o primeiro curso de Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do país, bem como a construção do primeiro Centro de Investigação Português inteiramente dedicado aos jogos digitais, o “Digital Games Lab”.

A EST está, assim, sediada no Campus do IPCA, em Barcelos, com uma área total superior a dois mil metros quadrados, equipada ao mais alto nível, promovendo um ensino aplicado à prática e incentivando os estudantes a desenvolverem e envolverem-se em projetos inovadores de investigação e desenvolvimento utilizando os laboratórios e equipamentos disponíveis. Resultado deste trabalho são os prémios conquistados pelos estudantes da EST em vários concursos, nacionais e internacionais.

Com a entrada em funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), a EST expandiu a sua oferta educativa às cidades de Braga (em 2014) e Guimarães (em 2015). Estes novos cursos permitiram também investir noutras áreas, nomeadamente, o desenho técnico,  a maquinação e a mecânica automóvel.

Paralelamente à atividade letiva, a EST tem organizado eventos de divulgação da escola, designadamente a  iDroneCup, que este ano passa a Idrone Experience, a JobShop, a Open EST, entre outros, destinados aos seus estudantes e à comunidade educativa envolvente.

A divulgação dos projetos desenvolvidos por estudantes e docentes é também feita através das reuniões do Comité Consultivo, evento que junta, anualmente, as maiores empresas dos setores de atuação da EST.

A Direção da EST saúda toda a sua comunidade académica, com um cumprimento especial aos seus docentes, estudantes e diplomados, que, com o seu espírito de sacrifício e ambição, contribuem diariamente para o nome e sucesso desta Escola.