Projeto de Realidade Virtual desenvolvido por Alunos de Mestrado do IPCA é apresentado no Festival Semibreve 2017

A 7.ª edição do Festival Semibreve, dedicado à música eletrónica e arte digital, acontece no fim de semana de 27 a 29 de Outubro, no Theatro Circo e na galeria GNRation, em Braga. O trabalho “Apex Frontier VR”, desenvolvido no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, foi selecionado para estar presente nesta exibição, em exposição no Salão Nobre do Theatro Circo. Trata-se de uma experiência em realidade virtual que proporciona ao visitante um momento de viagem imersiva no espaço, sem gravidade, à volta e no interior de uma nave espacial, num planeta muito distante da Terra.

O trabalho corresponde a um projeto de investigação e desenvolvimento na unidade curricular de Realidade Virtual e Aumentada, da autoria dos alunos mestrandos David Marques, Pedro Silva, Tito Machado e Vítor Araújo, sob a orientação do Professor João Martinho Moura, no Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD) da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA.
Apesar das tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada possuírem mais de 30 anos, o seu potencial nas áreas do entretenimento e indústria cresceram exponencialmente nos últimos anos, devido ao aumento da capacidade de desempenho dos sistemas de hardware e dispositivos de interface humano-computador. Particularmente no caso dos jogos digitais e áreas de interação avançada, estas tecnologias permitem experiências de imersão ímpares, potenciando, desta maneira, o desenvolvimento e a investigação de novas soluções nesta área.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição de ensino superior pública onde, desde 2009, o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos. Em março de 2014, o Campus do IPCA, em Barcelos, viu nascer o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais e, em 2016, arrancou também o Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD), sendo estes os únicos cursos de engenharia de jogos digitais em Portugal.

O MEDJD conta com o apoio de uma das maiores Universidades ligadas ao Desenvolvimento de Jogos, a Full Sail University, que assinou um acordo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia em Março de 2015. Destina-se a quem quer aprender as principais tecnologias de apoio ao desenvolvimento de jogos, mas também o design, a análise e a produção de jogos. Recentemente o IPCA integrou uma rede mundial de talentos na área da criação de jogos digitais, sendo uma das 26 instituições de ensino superior de todo o mundo, e a única portuguesa, a figurar na restrita lista de escolas associadas à Unity Connect, uma rede profissional e mercado de talentos na área do entretenimento digital.