Nos dias de hoje os Jogos Digitais têm papeis que transcendem os aspetos lúdicos e de entretenimento, e têm vindo a ganhar uma relevância crescente na sociedade. As soluções baseadas em jogos digitais são hoje ferramentas de trabalho fundamentais na simulação e treinamento, e utilizados em áreas tão distintas como a economia, a proteção ambiental e a saúde.
A grande evolução na utilização de Inteligência Artificial nos jogos digitais transformou-os em sistemas de simulação complexos, ideais para a análise estratégica ao nível dos ecossistemas ambientais, financeiros e mesmo politicos. Ao mesmo tempo, a constante busca por gráficos ultrarrealistas tem estado a expandir cada vez mais os horizontes da Computação Gráfica.
-
Regime e local de funcionamento dos cursos
A partir de Setembro 2025 o Doutoramento vai decorrer no Oriente Green Campus, e nas instalações da Escola Superior de Tecnologia , do campus do IPCA.
As instalações proporcdionam um ambiente inovador, proporcionando um ecossistema de conhecimento e criatividade que promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação.
O Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, oferecido pelo IADE – Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia em associação com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, é um projeto inovador, pioneiro em Portugal, que junta duas instituições com uma forte tradição no desenvolvimento de jogos e nas áreas da inovação, tecnologia e criatividade.
-
Saídas Profissionais
- Investigadores nas áreas dos Jogos Digitais
- Docentes do ensino superior com ênfase em videojogos
- Profissionais da indústria dos videojogos altamente qualificado
-
Destinatários
- Detentores do grau de mestrado ou equivalente legal: Pretendam progredir nas suas carreiras profissionais.
- Profissionais e estudantes que pretendam explorar as novas tecnologias:
- Pretendam explorar novas tecnologias das ciências informáticas, nomeadamente nas áreas da inteligência artificial, da computação gráfica, da realidade virtual e aumentada, e dos jogos digitais.
- Pretendam alargar as suas áreas de conhecimento e de intervenção, investigando soluções científicas de base tecnológica.
-
Candidaturas
Os candidatos interessados em ingressar, poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
-
Conteúdos Programáticos
Plano de estudos
Despacho nº 5026/2023, de 27 de abril de 2023, II Série nº 82 D.R.
-
Parceria
O Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, oferecido pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave e pelo IADE – Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia em associação com um projeto inovador, pioneiro em Portugal, que junta duas instituições com uma forte tradição no desenvolvimento de jogos e nas áreas da inovação, tecnologia e criatividade.
-
Avaliação/Acreditação
Certificação e acreditação
Acreditação e Relatório pela A3ES.
Registo nº R/A-Cr 181/2021/AL01, de 06/04/2023 (DGES).
Despacho nº 5026/2023, de 27 de abril de 2023, II Série nº 82 D.R.