Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM alia a Robótica à Inovação Pedagógica através de Project Based Learning (PBL)

Venha fazer parte deste programa de formação contínua inovador, moldando o futuro da educação STEAM!

Ao longo do segundo trimestre do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM (curso destinado ao desenvolvimento de competências nas tecnologias digitais de professores e formadores) os estudantes têm estudado as características e potencialidades dos robôs em contextos educativos e refletido sobre como podem ser utilizados para criar experiências de aprendizagem mais envolventes e eficazes. A programação visual baseada em blocos torna a codificação acessível a todos, enquanto a construção e programação de robôs para a execução de tarefas e resolução de problemas demonstra o potencial prático destas tecnologias. O recurso a sistemas eletrónicos programáveis para prototipagem rápida e exploração de diferentes tipos de interfaces de sensores e atuadores prepara os alunos para criar soluções inovadoras na sua prática docente.

Esta é uma das vertentes abordadas neste curso de mestrado orientado a professores do ensino básico e secundário, conferindo-lhes competências que lhes permitem criar experiências de aprendizagem envolventes, capazes de promover o desenvolvimento de competências essenciais, tais como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade para resolver problemas.

As candidaturas à 1ª fase do acesso e reingresso aos Cursos de Mestrado para o ano letivo 2024/2025 decorre até dia 30 de abril de 2024.