Dia Aberto da Oficina do Brinquedo do IPCA

A Oficina do Brinquedo, uma iniciativa do Núcleo de Engenharia da Associação Académica (NEAAIPCA) do IPCA, em articulação com Escola Superior de Tecnologia (EST), está de volta para adaptar brinquedos que vão ser utilizados por crianças com mobilidade reduzida.

Este projeto solidário tem como principal objetivo oferecer a crianças nesta condição a oportunidade de desfrutarem de brinquedos que, caso não fossem adaptados, seriam mais dificilmente manuseados pelas mesmas.

Assim, no próximo dia 29 de novembro, pelas 15 horas, a Oficina do Brinquedo, que conta com a colaboração dos estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e respetivos docentes para a adaptação dos brinquedos recolhidos, abre as suas portas à comunidade e à comunicação social. Neste dia, será possível acompanhar a transformação dos brinquedos, de modo a poderem ser utilizados por crianças com necessidades especiais.

Como já tem sido habitual, a esta equipa de “Engenheiros dos Brinquedos”, juntar-se-á, também, um grupo de crianças que estão sob os cuidados da Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS), que terão a oportunidade de lidar de perto com o universo da eletrónica, ganhando, assim, mais competências para o futuro.

A iniciativa agrega várias entidades locais, já que os brinquedos foram recolhidos no Centro Escolar António Fogaça, numa campanha desenvolvida pela Associação de Pais, e, depois de adaptados, serão entregues às crianças da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A entrega será realizada por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra, a 3 de dezembro, e a tempo de proporcionar um Natal mais feliz a crianças com mobilidade reduzida.

Os brinquedos recolhidos e que não puderem ser adaptados serão também entregues às crianças da ASAS e da APAC.

Ainda em dezembro, no dia 12, inserido nas comemorações do Dia do IPCA, os estudantes da EST irão fazer uma demonstração da sua arte às meninas e meninos do Centro Escolar António Fogaça, com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela tecnologia e de alertar para a problemática de nem todos os brinquedos poderem ser utilizados por todas as crianças.