A parceria visa integrar novas abordagens pedagógicas e o uso de tecnologias emergentes no ensino, preparando professores para os desafios da educação do século XXI.
Durante a visita, Clodagh Reid destacou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para o ensino STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), enfatizando o impacto das metodologias ativas na aprendizagem. Foram discutidos temas como teoria da carga cognitiva, habilidades espaciais e resolução de problemas, essenciais para desenvolver ambientes de ensino inovadores e eficazes.
A parceria entre o IPCA e a TUS permitirá que os estudantes do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM beneficiem da experiência e investigação avançada da especialista irlandesa, que coordena a iniciativa STEM in Action e atua na promoção de metodologias como aprendizagem baseada em problemas, ensino colaborativo, gamificação e realidade aumentada na educação.
“A integração de tecnologias emergentes no ensino STEAM não apenas motiva os estudantes, mas também oferece ferramentas para que os professores promovam experiências mais envolventes e significativas“, afirmou Clodagh Reid.
A colaboração entre o IPCA e a TUS representa um passo decisivo na capacitação contínua de professores para enfrentar os desafios da educação digital, consolidando o mestrado como um modelo de referência na formação de educadores para o futuro.