IPCA reflete sobre perturbações de aprendizagem no Dia da Criança

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o IPCA e a Descolar, vão refletir sobre as “Perturbações de Aprendizagem Específicas”.

A Descolar é uma associação de apoio à criança com perturbações de aprendizagem específicas, défice na leitura (dislexia), na escrita (disortografia/disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) que se junta agora ao IPCA num seminário que pretende dar a conhecer várias realidades do Empreendedorismo no âmbito da Dislexia.

Neste seminário serão apresentados projetos inovadores como os “Discolares”, um grupo de jovens disléxicos recentemente criado para sensibilizar para esta problemática, a aplicação “Speed Reading” desenvolvida para tornar o treino de leitura mais lúdico e “As Aventuras de Lexi”, um jogo desenvolvido no âmbito do projeto Demola que visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.

Neste seminário será abordado o impacto que esta perturbação tem na vida das pessoas, sendo que se estima que 600 milhões de pessoas em todo o Mundo tenham uma perturbação de aprendizagem (dislexia) e, em Portugal, a investigação aponta para 5 a 10% da população.

A transformação que pode ser feita quando diagnosticada sendo alvo de intervenção atempadamente e os direitos dos alunos com esta perturbação, desde o 1.º ciclo ao ensino superior são outros temas que vão estar em debate.

A sessão de abertura conta com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e o encerramento fica a cargo de António Moreira, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do seguinte formulário: INSCRIÇÃO