IPCA veste-se de rosa e aposta na prevenção contra o Cancro da Mama

Sob o mote "Todos temos um contributo na Prevenção do Cancro da Mama", o IPCA associa-se ao movimento Outubro Rosa, na luta contra este flagelo que é o cancro da mama.

Assim, no próximo dia 12 de outubro, irá decorrer uma ação de sensibilização, no átrio do Edifício B (Biblioteca), pelas 10h30, onde serão abordados temas como: fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e a importância de se obter um diagnóstico precoce. A ação será dinamizada por Sandra Varzim, psicóloga do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRN).

Nesse mesmo dia, pelas 12 horas, toda a comunidade académica, estudantes, docentes, investigadores e colaboradores do IPCA, está convidada a vestir de rosa ou a trazer algum acessório dessa cor, em sinal de solidariedade com as vítimas do cancro da mama e a aparecer junto ao logotipo do IPCA, para uma fotografia de grupo.

Segundo dados da LPCC, em Portugal, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos, por ano, de cancro da mama, sendo o segundo cancro mais detetado no país (dados de 2020). No entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%, o que reforça a necessidade de sensibilizar a população para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce, bem como para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.