A iniciativa, inserida no 2.º semestre do 1.º ano do curso, destacou-se pela criatividade e inovação dos estudantes, que apresentaram dispositivos baseados em fenómenos eletromagnéticos como motores de corrente contínua, ciclotrões, geradores de Van Der Graaf, Bonine de Tesla, entre outros.
Cada grupo teve a oportunidade de demonstrar o seu projeto em bancas interativas, explicando ao público os fundamentos científicos por trás das suas criações e realizando um pitch perante um júri composto por docentes e representantes da empresa parceira ETMA.
O evento constituiu não só um momento de avaliação prática, mas também uma celebração do trabalho colaborativo, inovação tecnológica e aplicação de conhecimentos científicos adquirido nas Unidades Curriculares envolvidas: Teoria da Eletricidade, Fundamentos de Física, Eletrotecnia e Estruturas de Dados Avançados.
Segundo o Diretor de Curso, Daniel Miranda, “esta feira representa o culminar de semanas de dedicação dos alunos, promovendo o espírito de equipa, a resolução de problemas reais e o entusiasmo pela engenharia”.
Com excelente participação da comunidade académica, a Feira Elétrica confirmou-se como um verdadeiro sucesso, reforçando o compromisso do IPCA com uma formação técnica sólida e alinhada com as competências do futuro.
Agradecemos a disponibilidade da entidade externa e dos seus representantes, da equipa de docentes e felicitamos os estudantes.