MEI e LESI integram formação LEARNING BY DOING na Indústria Naval da Galiza

O Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) proporcionou aos estudantes e docentes do MEI e LESI experiências com Realidade Virtual no Centro de Inovação e Serviços da Galiza em Ferrol.

No âmbito projeto POCTEP “Navegando o Futuro”, uma parceria entre o CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, a Agência de Inovação da Galiza (GAIN) e a Asociación Cluster Naval Gallego (ACLUNAGA), a Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA proporcionou a ação formativa “LEARNING BY DOING”, a uma comitiva de estudantes do MEI – Mestrado em Engenharia InformáUca e LESI – Licenciatura em Engenharia em Sistemas Informáticos, e docentes do DTCI – Departamento de Tecnologias de Computação e Informação.

Esta visita decorreu no dia 9 de junho, no Centro de Inovação e Serviços da Galiza em Ferrol, em Espanha, e teve como missão um contacto direto com projetos com aplicação industrial das tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) no âmbito da manutenção assistida de equipamentos na indústria naval.

Os projetos em demonstração são soluções aplicadas na manutenção assistida por computador de máquinas como geradores ou motores, sistemas de frenagem, simuladores de pintura em
escala real e orientação na busca de focos de problemas.

Utilizando equipamentos de visualização VR/AR, o utilizador é orientado com instruções visuais e sobreposições de modelos sobre imagem real que o orientam a encontrar peças em falha,
processos de desmontagem ou montagem de componentes, ou simulação de pintura de peças em escala real. Um conjunto de abordagens inovadoras para formação e treino.

Os estudantes e docentes tiveram oportunidade de experimentar os equipamentos e trocar impressões com os responsáveis de cada projeto, tendo uma visão da utilização e da construção de cada uma das soluções.

Este contacto revelou-se estimulador para futuras colaborações com o IPCA, uma vez que se cruza com tecnologias já em aplicação e desenvolvimento nas suas ofertas formativas. O potencial crescente de aplicação destas tecnologias em soluções reais em múltiplos domínios, a necessidade da indústria por soluções que melhorem o desempenho das equipas na manutenção programada e corretiva (Indústria 4.0),e a exploração destas tecnologias na oferta formativa da EST, tornam os estudantes melhor preparados para os desafios emergentes.

As entidades envolvidas mostraram-se disponíveis e entusiastas do desenvolvimento de parcerias com o IPCA, numa oportunidade de sinergias entre a academia, a indústria e os centros de desenvolvimento tecnológico.