Mestrado em Engenharia Informática visita Centro de Supercomputación da Galiza

A visita contou ainda com docentes e estudantes da Universidade do Minho e de uma Universidade da Jordânia.

No passado dia 1 de julho um grupo formado por alunos das quatro edições do Mestrado em Engenharia Informática (MEI), juntamente com membros do corpo docente e convidados das universidades do Minho e PSUT (Princess Sumaya University for Technology of Amman, Jordânia), estiveram em Santiago de Compostela (Galiza)  no CESGA – Centro de Supercomputación da Galiza (https://www.cesga.es/pt/infraestructuras).

Foi proporcionada uma visita às instalações de um dos mais relevantes Centro de Cálculo, Comunicações de altas performance e serviços avançados para a Comunidade Científica da Europa. Houve ainda a possibilidade de perceber a dinâmica de uma instituição que potencia colaborações entre empresas e instituições de ensino e investigação a nível global.

Esta visita enquadra-se na estratégia do MEI em desenvolver sinergias com entidades externas, no sentido de tornar a sua oferta pedagógica e a sua investigação aplicada, alinhadas na resolução de problemas reais com paradigmas  e tecnologias emergentes.

O MEI continua a trabalhar no sentido de estabelecer protocolos com o CESGA (no intuito de aproveitar capacidade de cálculo e processamento de alto desempenho) e com a PSUT (no sentido de dinamizar projetos I&D aplicados em regime de mobilidade de mestrandos e docentes). Pretende-se desenvolver projetos em conjunto nas áreas da Data Science, explorando tecnologias e processos de BigData e Business Analytics, áreas manifestamente do interesse da estratégia de todas as partes.