Novo Conselho Diretivo da FCT integra docente do IPCA

Desde o dia 3 de abril, o novo conselho diretivo da FCT é constituído por José Paulo Esperança, Maria Emília Moura e Nuno Rodrigues, docente do IPCA.

Helena Pereira é a nomeada para assumir a presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), substituindo assim, Paulo Ferrão, que presidia a principal entidade de financiamento público da investigação científica portuguesa – tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) – desde 2016.

Helena Pereira era vice-presidente da FCT desde 2017 e mostra-se agora pronta para os novos desafios. “Com esta nova direção vamos continuar a consolidar o sistema já montado, melhorando e aumentando a participação portuguesa a nível internacional, principalmente na Europa em que há desafios como o [quadro comunitário] Horizonte Europa.”, diz ao PÚBLICO Helena Pereira.

Helena Pereira destaca ainda que “as pessoas são importantíssimas na ciência” e a sua estabilidade e possibilidade de ter horizontes no seu trabalho são determinantes para que se melhorem os resultados científicos. Este novo conselho diretivo é ainda composto pelo vice-presidente José Paulo Esperança e os vogais Nuno Rodrigues e Maria Emília Moura, que substituem assim as vogais Dalila Farinha e Ana Sanchez“.

Nuno Rodrigues, é professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia do IPCA, desde 2016, sendo doutorado em engenharia informática. Em 2010 foi membro fundador do Centro de Investigação de Jogos Digitais do IPCA e entre 2011 e 2017 foi diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

Notícia: Público