Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Diurno

A licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como objetivo formar técnicos altamente especializados na área da engenharia de software de desenvolvimento de jogos digitais, com aptidão para o desempenho de tarefas relevantes na indústria de software, nomeadamente aquelas que envolvam atributos adicionais e específicos do sector multimédia e sistemas interativos.

  • Testemunhos

    Bruno Madeira

    A licenciatura em de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais permitiu-me adquirir os conhecimentos fundamentais nas diversas áreas do desenvolvimento de videojogos. O domínio de várias linguagens de programação, de motores de jogo, de softwares de animação 3D, bem como a capacidade de desenvolvimento de aplicações para plataformas móveis, foram algumas das competências que me permitiram encarar o futuro com maior confiança.

    Destaco ainda como pontos fortes a elevada componente prática deste curso, e a constante colaboração com a indústria dos videojogos que, aliado ao acesso a laboratórios bem equipados, e um corpo docente sempre disponível, fazem efetivamente a diferença.

    Estudante de mestrado na área de Jogos

    Digitais

  • Saídas Profissionais

    • Programador de jogos digitais
    • Engenheiro de software
    • Treino baseado em computador
    • Programador de aplicações para a Web
    • Consultoria, investigação e desenvolvimento
    • Docência e formação
    • Programador de aplicações: multimédia, e-learning, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interativos e inteligência artificial
    • Analista de software
    • Gestor de Projetos de software
  • Nota do último colocado

    Diurno: 127,0 *
    * Nota do último colocado no ano letivo de 2016/2017
    Não dispensa a consulta do site oficial do Acesso ao Ensino Superior (DGES):
    www.dges.mctes.pt
  • Condições de acesso

    Provas de ingresso
    Um dos seguintes conjunto de provas:
    • Matemática
      ou
    • Física e Química e Matemática
      ou
    • Geometria Descritiva e Matemática
    Preferência regional
    Área de influência: Braga, Porto e Viana do Castelo.

    30% de vagas.
    Preferência habilitacional
    10% (P17 Técnico de Animação 2D e 3D)
    Número de Vagas:
    30
  • Estrutura curricular

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Elementos Matemáticos para a Computação Gráfica 6 1
    Algoritmos e Estruturas de Jogos 6
    Análise e Desenvolvimento de Software 6
    Paradigmas de Programação I 9
    Desenho de Jogos 3
    Matemática Computacional 6 2
    Arquitectura de Dispositivos de Suporte a Jogos 6
    Paradigmas de Programação II 9
    Técnicas de Desenvolvimento de Jogos 9

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Introdução à Programação 3D 9 1
    Ambientes Virtuais 11
    Computação Móvel 30 6
    Desenvolvimento Pessoal e Profissional 4
    Desenvolvimento de Jogos Aplicado 9 2
    Animação de Personagens 9
    Armazenamento e Acesso a Dados 6
    Programação 3D 6

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Projecto Aplicado I 11 1
    Programação de Jogos em Rede 9
    Direito Tecnodigital 4
    Inteligência Artifical Aplicada a Jogos 6
    Projecto Aplicado II 14 2
    Técnicas Avançadas de Programação 3D 6
    Empreendedorismo e Criação de Empresas 4
    Tecnologias Emergentes em Jogos 6

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

    Consultar aqui a Estrutura Curricular e o Plano de Estudos.

  • Parceria

    est_edjd

  • Mais informações