Ir para o conteúdo principal

Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais

Pós-laboral

Uma das principais competências deste mestrado é ensinar os seus alunos a trabalhar em grupo numa lógica orientada ao projeto, permitindo obter experiência prática de todos os momentos da conceção do jogo. Começam por desenhar experiências de interação, mecânicas e formas de comunicar estas ideias através de prototipagem de jogos. As ideias são depois transformadas em passos lógicos e computacionais, permitindo ao alunos programar as suas ideias com recurso às mais recentes tecnologias.

O Mestrado de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD) destina-se a quem quer aprender as principais tecnologias de apoio ao desenvolvimento de jogos, mas também o respetivo design, análise e produção. Educamos profissionais que irão contribuir para o futuro dos jogos digitais, adaptando o estado da arte tecnológico a mecânicas e ao design, em função do seu significado cultural. Neste mestrado, os estudantes irão participar na experiência de criação de videojogos no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, tendo acesso a todos os laboratórios dedicados à área da produção, formando profissionais capazes de integrar esta indústria mundial.

Os projetos de investigação são abrangentes, podendo ser abordados temas puramente tecnológicos, bem como questões relacionadas com a cultura dos jogos, design de jogos, animação, ou a imersão e experiência de jogo.

 

  • Horário Pós-laboral
  • Possibilidade de Bolsa de Estudo
  • Propina de 1.700 € (2 anos) *
  • Candidaturas 2024/2025
  • 40 vagas

  • Saídas Profissionais

    › Indústria de Jogos
    › Funções de programador de jogos digitais
    › Funções de Game Designer
    › Funções de Video Game Tester
    › Funções de Animador 3D
    › Funções de Designer de Som e Áudio
    › Especialista em Captura de Movimento (MoCap)
    › Planeamento e coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais
    › Na coordenação de equipas interdisciplinares

    Investigação e desenvolvimento nas áreas de:
    › Computação gráfica
    › Modelação e animação 3D
    › Realidade virtual e aumentada
    › Inteligência artificial aplicada a jogos
    › Cultura dos jogos
    › Game Design
    › Imersão e experiência de jogo
    › Animação para jogos

  • Destinatários

    Licenciados em cursos de Informática, Engenharia Informática, Multimédia, ou áreas afins.

  • Ação Social

    No IPCA, os estudantes podem beneficiar de um conjunto de serviços que os apoiam ao longo de todo o percurso académico.

    – Bolsas de estudo
    – Auxílio de emergência
    – Acesso à alimentação (cantina e Bares)
    – Acesso a serviços de saúde
    – Gabinete de Psicologia
    – Apoio a atividades culturais e desportivas
    – Transporte
    – Apoio ao nível de alojamentos certificados pelos SAS
    (elo de ligação entre proprietários e estudantes)

    Bolsas de Estudo
    Os estudantes que frequentam cursos de mestrado têm acesso aos apoios sociais concedidos pelo Estado Português, nomeadamente, a possibilidade de receberem uma Bolsa de Estudo.

    A Bolsa de Estudo permite comparticipar o estudante nas despesas com a frequência do mestrado, nomeadamente, com a propina, alimentação, transporte, material escolar e alojamento, sempre que o mesmo não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

    Valor
    Ficam todos os interessados convidados a dirigir-se aos Serviços de Ação Social do IPCA para receberem informações mais detalhadas, podendo também obter uma simulação do valor da Bolsa de Estudo.

    Mais informações em www.sas.ipca.pt, através do email sas@ipca.pt ou pelo número 253 80 25 03.

  • Candidaturas



     



     

  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Desenvolvimento de Motores de Videojogos CC 5
    S1 Narrativas Interativas AV 4
    S1 Game Design CG 5
    S1 Desenvolvimento Visual para Videojogos AV 4
    S1 Realidade Virtual e Aumentada CG 5
    S1 Projeto Integrado I CG 7
    S2 IoT e Computação Física EI 5
    S2 Técnicas e Tecnologias de Animação CG 5
    S2 Tecnologias de Som e Música Digital IM 5
    S2 Técnicas Emergentes de IA em VídeoJogos CC 5
    S2 Projeto Integrado II CG/EI 10

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Publicação e monetização de videojogos CG 4
    S1 Empreendedorismo e Comunicação de Videojogos GE 5
    S1 Métodos de Investigação Aplicados a Videojogos CG/EI 10
    S1 Plano de Projeto/Dissertação/Estágio CG/EI 11
    S2 Projeto/Dissertação/Estágio CG/EI 30

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Novo Plano de estudos: AQUI

  • Mais informações

  • Avaliação/Acreditação

    Acreditação A3E’s

    Estado: Acreditado

    Nº de anos de acreditação: 6

    Data da acreditação: 04/10/2023

     

    Registo DGES

    Estado: Registado

    Número Registo: ACEF/1819/1301211 de 14-06-2021

    https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-em-desenvolvimento-de-jogos-digitais-2

    Guião