Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Uma das principais competências deste mestrado é ensinar os seus alunos a trabalhar em grupo numa lógica orientada ao projeto, permitindo obter experiência prática de todos os momentos da conceção do jogo. Começam por desenhar experiências de interação, mecânicas e formas de comunicar estas ideias através de prototipagem de jogos. As ideias são depois transformadas em passos lógicos e computacionais, permitindo ao alunos programar as suas ideias com recurso às mais recentes tecnologias.

O Mestrado de Engenharia em Desenvolvimento em Jogos Digitais (MEDJD) destina-se a quem quer aprender as principais tecnologias de apoio ao desenvolvimento de jogos, mas também o respetivo design, análise e produção. Educamos profissionais que irão contribuir para o futuro dos jogos digitais, adaptando o estado da arte tecnológico a mecânicas e ao design, em função do seu significado cultural. Neste mestrado, os estudantes irão participar na experiência de criação de videojogos no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, tendo acesso a todos os laboratórios dedicados à área da produção, formando profissionais capazes de integrar esta indústria mundial.

Este Mestrado conta com o apoio da Full Sail University, uma das maiores universidades do mundo na área do desenvolvimento de jogos digitais, que assinou um acordo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia em Março de 2015.

Os projetos de investigação são abrangentes, podendo ser abordados temas puramente tecnológicos, bem como questões relacionadas com a cultura dos jogos, design de jogos, animação, ou a imersão e experiência de jogo.

  • Horário Pós-laboral
  • Possibilidade de Bolsa de Estudo
  • Propina de 1.700 € (2 anos) *
  • 30 vagas

* Diferentes modalidades de pagamento.

  • Saídas Profissionais

    › Indústria de Jogos
    › Funções de programador de jogos digitais
    › Funções de Game Designer
    › Funções de Video Game Tester
    › Funções de Animador 3D
    › Funções de Designer de Som e Áudio
    › Especialista em Captura de Movimento (MoCap)
    › Planeamento e coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais
    › Na coordenação de equipas interdisciplinares

    Investigação e desenvolvimento nas áreas de:
    › Computação gráfica
    › Modelação e animação 3D
    › Realidade virtual e aumentada
    › Inteligência artificial aplicada a jogos
    › Cultura dos jogos
    › Game Design
    › Imersão e experiência de jogo
    › Animação para jogos

  • Destinatários

    Licenciados em cursos de Informática, Engenharia Informática, Multimédia, ou áreas afins.

  • Ação Social

    No IPCA, os estudantes podem beneficiar de um conjunto de serviços que os apoiam ao longo de todo o percurso académico.

    – Bolsas de estudo
    – Auxílio de emergência
    – Acesso à alimentação (cantina e Bares)
    – Acesso a serviços de saúde
    – Gabinete de Psicologia
    – Apoio a atividades culturais e desportivas
    – Transporte
    – Apoio ao nível de alojamentos certificados pelos SAS
    (elo de ligação entre proprietários e estudantes)

    Bolsas de Estudo
    Os estudantes que frequentam cursos de mestrado têm acesso aos apoios sociais concedidos pelo Estado Português, nomeadamente, a possibilidade de receberem uma Bolsa de Estudo.

    A Bolsa de Estudo permite comparticipar o estudante nas despesas com a frequência do mestrado, nomeadamente, com a propina, alimentação, transporte, material escolar e alojamento, sempre que o mesmo não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

    Valor
    O valor da bolsa é variável, de acordo com a situação sócioeconómica do agregado familiar, podendo ir do seu valor mínimo (1º ano) – 1.038€ – até ao valor máximo – 5.649,42€.

    Ficam todos os interessados convidados a dirigir-se aos Serviços de Ação Social do IPCA para receberem informações mais detalhadas, podendo também obter uma simulação do valor da Bolsa de Estudo.

    Mais informações em www.sas.ipca.pt, através do email sas@ipca.pt ou pelo número 253 80 25 03.

  • Candidaturas

    1ª Fase
    Seleção e ordenação de candidatos

    2ª Fase

    Prazo de candidaturas (2ª fase): 1 de agosto até 17 de setembro

     

     

  • Estrutura curricular

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Programação de Dispositivos Móveis e Multisensoriais 60 8 1
    Inteligência Artificial para Jogos 45 5
    Interação e Experiência de Jogo 30 5
    Técnicas de Animação Avançadas 5
    Projeto Integrado I 30 10
    Realidade Virtual e Aumentada 5 2
    Motores de Jogos Digitais 60 5
    Som e Música Digital 30 5
    Programação Concorrente 60 5
    Projeto Integrado II 30 10

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Metodologias de Investigação Aplicadas a Videojogos 5 3
    Empreendedorismo e Comunicação de Videojogos 8
    Gestão de Processo de Desenvolvimento de Videojogos 3
    Projeto de Dissertação 45 12
    Projeto / Dissertação / Estágio 45 30 4

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

  • Mais informações