O Mestrado Profissionalizante em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
O curso de mestrado com duração de 4 trimestres, correspondendo a um total de 60 ECTS.
As unidades curriculares estão organizadas em três módulos trimestrais, em conjugação como uma unidade curricular anual, de Projeto.
Com esta estrutura curricular pretende-se que, em cada um dos três primeiros trimestres, os estudantes adquiram um conjunto de competências e as coloquem em prática, nas escolas onde desenvolvem a sua atividade profissional, no âmbito da unidade curricular de Projeto.
Assim,
– O primeiro trimestre pretende capacitar os estudantes para o uso de tecnologias de software com vista à produção de novos conteúdos educativos, recorrendo a ferramentas de alto nível que permitam o desenvolvimento de aplicações graficamente apelativas e pelo uso de tecnologias inovadoras, como a Realidade Aumentada. Serão ainda abordadas metodologias de investigação que permitam aplicar a metodologia científica no desenvolvimento e validação do seu trabalho.
– O segundo trimestre irá abordar a vertente de hardware. Espera-se que os estudantes sejam capazes de conceber e implementar sistemas eletrónicos simples, bem como avaliar e adaptar kits disponíveis no mercado.
– O terceiro trimestre será dedicado à implementação de técnicas de gamificação na metodologia de ensino. Os estudantes serão orientados para o uso dos conhecimentos adquiridos nos dois trimestres anteriores, criando atividades de aprendizagem inovadoras numa das áreas STEAM.
- Horário Pós-laboral
- Possibilidade de Bolsa de Estudo
- Candidaturas 2024/2025
- 30 vagas