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Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM

Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir

O Mestrado Profissionalizante em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

O curso de mestrado com duração de 4 trimestres, correspondendo a um total de 60 ECTS.

As unidades curriculares estão organizadas em três módulos trimestrais, em conjugação como uma unidade curricular anual, de Projeto.

Com esta estrutura curricular pretende-se que, em cada um dos três primeiros trimestres, os estudantes adquiram um conjunto de competências e as coloquem em prática, nas escolas onde desenvolvem a sua atividade profissional, no âmbito da unidade curricular de Projeto.

Assim,

– O primeiro trimestre pretende capacitar os estudantes para o uso de tecnologias de software com vista à produção de novos conteúdos educativos, recorrendo a ferramentas de alto nível que permitam o desenvolvimento de aplicações graficamente apelativas e pelo uso de tecnologias inovadoras, como a Realidade Aumentada. Serão ainda abordadas metodologias de investigação que permitam aplicar a metodologia científica no desenvolvimento e validação do seu trabalho.

– O segundo trimestre irá abordar a vertente de hardware. Espera-se que os estudantes sejam capazes de conceber e implementar sistemas eletrónicos simples, bem como avaliar e adaptar kits disponíveis no mercado.

– O terceiro trimestre será dedicado à implementação de técnicas de gamificação na metodologia de ensino. Os estudantes serão orientados para o uso dos conhecimentos adquiridos nos dois trimestres anteriores, criando atividades de aprendizagem inovadoras numa das áreas STEAM.

 

  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    Pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir

     

  • Saídas Profissionais

    Principal público-alvo os professores do ensino básico e secundário, espera-se, deste modo, contribuir para a transição digital na educação, combatendo as fragilidades respeitantes ao domínio das tecnologias digitais e criando condições para a inovação educativa pedagógica, integrando recursos educativos digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

    O Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM é um curso reconhecido para a Progressão na Carreira dos Docentes dos Estabelecimentos Públicos para os grupos: 100, 110, 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600.

    Link DGAE: https://www.dgae.medu.pt/download/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicaooutrashabilitacoes/cursos-reconhecidos-2024-07-04.pdf

     

  • Propina

    A propina é fixada anualmente, por Despacho do Presidente do IPCA, que se encontra disponível em: Divisão Académica

  • Ação Social

    Bolsas de Incentivo para estudantes de mestrados profissionais

    No âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, está prevista a atribuição de bolsas de incentivo para estudantes inscritos nos mestrados profissionais. Cada curso poderá atribuir até ao limite de 6 bolsas de incentivo, distribuídas por três tipologias: Bolsas Mérito +, Bolsas Mulheres + e Bolsas Emprego +.

    A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso.

    O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.

  • Candidaturas

    A informação aqui disponível não dispensa a consulta do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2024/25.

    » Período de candidaturas

    • 1ª Fase: até 30 de abril
    • 2ª Fase: 23 julho a 6 setembro

    » Resultados das candidaturas

    • 1ª Fase:
    • 2ª Fase:

    » Vagas

    • 1ª fase: 30
    • 2ª fase: sobrantes da 1ª fase

    » Processo de candidatura

     1º Passo – Efetuar um registo  AQUI.

    Os candidatos que foram ou são estudantes do IPCA não podem utilizar as credenciais de estudante, tendo de criar um novo registo.

    Confirmar o registo no email

    2º Passo – Escolher o(s) mestrado(s) a que pretende candidatar-se, por ordem de preferência. Em cada candidatura podem ser selecionados até dois (2) cursos de mestrado.

     3º Passo – Após validação do registo, preencher todos os campos do Boletim de Inscrição, apresentado no portal de candidaturas do IPCA, e submeter os documentos indicados no ponto 4 do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2024/25, de acordo com a situação de cada candidato, preferencialmente em formato pdf (são aceites formatos de imagem, desde que compactados. O tamanho máximo suportado para cada anexo é 1024Kb), nomeadamente:

    4º Passo – Efetuar o pagamento da taxa de candidatura.

    A Comissão Cientifica do mestrado pode, ainda, solicitar ao candidato os documentos originais para análise.

    » Seleção, seriação e ordenação dos Candidatos

    Os candidatos serão selecionados e seriados pela Comissão Científica do Mestrado nos termos fixados no Anexo III do Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2024/25.

       » Taxa Candidatura

    Pela candidatura é devida uma taxa fixada no Edital de Concurso de Acesso Mestrados Profissionais IPCA 2024/25.

    » Matrícula e Inscrição

    Os candidatos colocados serão contactados via e-mail pela Divisão Académica para procederem à realização da matrícula.

     

    Listas finais de seriação, disponíveis: AQUI

  • Objectivos

    O Mestrado Profissionalizante em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

  • Protocolos

    Para este mestrado foi estabelecido um protocolo de cooperação entre o IPCA e o Agrupamento de Escolas de Barcelos.

     

  • Estrutura curricular

  • Mais informações

    Quaisquer informações ou esclarecimentos adicionais, poderão ser solicitados para:
    Escola Superior de Tecnologia

    Direção de Curso
    Prof.ª Sara Cruz

    E-mail: est@ipca.pt

    O Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM é um curso reconhecido para a Progressão na Carreira dos Docentes dos Estabelecimentos Públicos para os grupos: 100, 110, 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600.

    Link DGAE: https://www.dgae.medu.pt/download/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicaooutrashabilitacoes/cursos-reconhecidos-2024-07-04.pdf

     

  • Avaliação/Acreditação

    Acreditação A3E’s

    Estado: Acreditado

    Nº de anos de acreditação: 6

    Data da acreditação: 09/06/2022

     

    Registo DGES

    Estado: Registado

    Número Registo: RR/A-Cr 106/2022, de 05/07/2022

    https://a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/tecnologias-de-apoio-educacao-steam

    Guião