Mestrados Profissionais

Os mestrados profissionais têm a duração de um ano e visam a requalificação ou aquisição de novas competências para profissionais integrados no mercado de trabalho e/ou com experiência de cinco anos.

  • Gestão das Operações

    Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir

    O Mestrado Profissionalizante em Gestão das Operações tem como objetivo :

    • Conhecer e aprender a gerir processos, operações e projetos para garantir a eficiência, a eficácia e a interligação entre as áreas funcionais da empresa.
    • Conhecer sistemas de organização da produção, incluindo metodologias Lean e seis-sigma.
    • Conhecer processos de desenvolvimento e gestão de projetos de produção, e de planeamento, controlo e garantia da qualidade.
    Aptidões
    • Selecionar e implementar os métodos e técnicas adequadas para a análise, desenho, e melhoria de processos e operações.
    • Desenvolver uma visão integrada da organização e dos métodos, tecnologias e ferramentas para a resolução de problemas.
    Competências
    • Desenvolver competências de planeamento, trabalho de equipa, comunicação e liderança.
    • Aplicar técnicas e ferramentas para otimizar a utilização de recursos e aumentar a produtividade e competitividade.
       

    ver mais

  • Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

    Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir

    O Mestrado Profissionalizante em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento  tem como objetivo:

    • Conhecer estratégias de planeamento, configuração e gestão da cadeia de abastecimento.
    • Conhecer e aprender métodos e técnicas para otimizar a gestão de redes, transportes e fluxo de materiais.
     
    • Conhecer e aprender a gerir operações logísticas assegurando a sua eficiência, a eficácia e a interligação com as áreas funcionais da empresa.
      Aptidões:
    • Aprender a aplicar princípios Lean e a atuar na redução de desperdício associados à gestão de stocks e fluxos de materiais em produção.
     
    • Planear, gerir e resolver problemas de gestão do fluxo de materiais.
     
    • Aprofundar e operacionalizar os princípios de redes de distribuição, tendo como objetivo a eficiência e serviço ao cliente.
      Competências:
    • Desenvolver competências de planeamento, trabalho de equipa, comunicação e liderança que garantam a sustentabilidade da indústria e da cadeia de abastecimento.
     
    • Aplicar técnicas e ferramentas para otimizar a utilização de recursos e aumentar a produtividade e competitividade.
     

    ver mais

  • Tecnologias de Apoio à Educação STEAM

    Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir

    O Mestrado Profissionalizante em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

    O curso de mestrado com duração de 4 trimestres, correspondendo a um total de 60 ECTS. As unidades curriculares estão organizadas em três módulos trimestrais, em conjugação como uma unidade curricular anual, de Projeto.

    Com esta estrutura curricular pretende-se que, em cada um dos três primeiros trimestres, os estudantes adquiram um conjunto de competências e as coloquem em prática, nas escolas onde desenvolvem a sua atividade profissional, no âmbito da unidade curricular de Projeto.

    Assim,

    - O primeiro trimestre pretende capacitar os estudantes para o uso de tecnologias de software com vista à produção de novos conteúdos educativos, recorrendo a ferramentas de alto nível que permitam o desenvolvimento de aplicações graficamente apelativas e pelo uso de tecnologias inovadoras, como a Realidade Aumentada. Serão ainda abordadas metodologias de investigação que permitam aplicar a metodologia científica no desenvolvimento e validação do seu trabalho.

    - O segundo trimestre irá abordar a vertente de hardware. Espera-se que os estudantes sejam capazes de conceber e implementar sistemas eletrónicos simples, bem como avaliar e adaptar kits disponíveis no mercado.

    - O terceiro trimestre será dedicado à implementação de técnicas de gamificação na metodologia de ensino. Os estudantes serão orientados para o uso dos conhecimentos adquiridos nos dois trimestres anteriores, criando atividades de aprendizagem inovadoras numa das áreas STEAM.

     

    ver mais